Bug ou esperança? Jogos “mortos” do Xbox 360 ressurgem com selo “Em breve”

Tecnologia

Diversos jogos de Xbox 360, em determinadas regiões do mundo, estão sendo listados como ‘Em Breve’ na Microsoft Store do Xbox. O entusiasta de Xbox conhecido como JBishie compartilhou no X (antigo Twitter), no último sábado (1°), que vários títulos da plataforma apareceram listados como se estivessem a caminho.

A seleção de jogos disponíveis via retrocompatibilidade varia dependendo da região. Aqui no Brasil, por exemplo, ainda é possível comprar jogos como Castlevania: Symphony of the Night, o que não está disponível em outros locais. Agora, se quer jogar Ikaruga, por exemplo, saiba que não é possível adquirí-lo em território brasileiro.

Toda essa diversificação de catálogo torna tudo mais turvo. Muito provavelmente, a descoberta de JBishie se trata de jogos que não estavam disponíveis em certas regiões e que estão chegando finalmente aos respectivos países. No entanto, há algumas exceções interessantes como Batman: Arkham Origins, que, aparentemente, nunca havia recebido uma versão digital.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Outro caso inusitado é o de Lost Planet: Extreme Condition, jogo que pessoalmente comprei no início deste ano na Microsoft Store do Brasil, mas que agora se encontra não disponível para compra e listado como ‘em breve’.

Na verdade, a página de retrocompatibilidade da Microsoft Store na web do Xbox 360 está uma verdadeira bagunça. Mesmo acessando a loja no Brasil, há alguns títulos com nome em japonês, algumas versões de jogos da Europa indisponíveis e por assim vai.

Sobre os jogos listados como Em Breve, é possível que tenhamos novidades. Vale lembrar que, em abril de 2024, um e-mail da presidente do Xbox, Sarah Bond, foi vazado, indicando o futuro de retrocompatibilidade no ecossistema Xbox.

Nele a executiva compartilhava com as equipes internas da marca que um novo time com foco em retrocompatibilidade havia sido formado para expandir “nosso forte histórico de oferecer retrocompatibilidade aos nossos jogadores e continuamos comprometidos em levar adiante a incrível biblioteca de jogos do Xbox para que as futuras gerações de jogadores possam desfrutar”.

Batman: Arkham Origins está listado como ‘Em Breve’ na Microsoft Store (Divulgação/Microsoft)

Outra possibilidade para os jogos de Xbox 360 listados como chegando “Em Breve” é que se trate apenas de um grande erro ou teste da Microsoft, e que não reprente nenhuma mudança expressiva.

Próximo Xbox pode contar com emulador de 360?

Na última terça-feira (28), o CEO da Microsoft, Satya Nadella, confirmou a tão rumorizada próxima geração do Xbox. Comentários recentes da Sarah Bond e outros executivos do Xbox, bem como o lançamento do ROG Xbox Ally (agora homologado pela Anatel), deram a entender que o próximo Xbox será, na verdade, uma espécie de PC híbrido.

Nadella confirmou que o Xbox irá se aproximar mais do PC. Para a Microsoft, o ROG Xbox Ally é uma palhinha do que veremos na próxima geração. O grande diferencial seria um sistema baseado em Windows com o Xbox Full Screen Experience, prometendo o clássico Sistema Operacional Windows otimizado para jogos junto da interface do Xbox.

CEO da Microsoft confirmou ‘casamento’ entre PC e Xbox na próxima geração de consoles (Divulgação/Microsoft)

Isso pode significar que a Microsoft use emulação para trazer ainda mais jogos de Xbox 360 e Xbox Clássico ao seu próximo console, que na prática será um PC. Xenia é um dos emuladores de Xbox mais famosos, e apesar de não ser oficial, pode ser uma prévia do que veríamos na próxima geração de games da Microsoft.

Jogo de lançamento do Xbox 360 é deslistado da Microsoft Store

Enquanto a descoberta de JBishie indica que jogos do Xbox 360 podem estar a caminho, um jogo de lançamento do console de sétima geração da Microsoft foi retirado do Xbox e da Steam. Estamos falando de Condemned, jogo de terror desenvolvido pela Monolith Productions e publicado pela SEGA, que deixou as lojas digitais na última sexta-feira (31).

Condemned é retirado do Xbox e Steam pouco antes de completar 20 anos (Divulgação/Microsoft)

O título completaria 20 anos em 22 de novembro deste ano e não se sabe ao certo o motivo da remoção. O site TrueAchievements destacou que fãs do reddit teriam apontado vários posts de membros da Nightdive Studios (desenvolvedora responsável por remaster e remakes de diversos jogos) que estariam interessados em remasterizar a franquia Condemned para o ex-fundador da Monolith Productions e detentor da IP de terror, Jace Hall.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?

Leia a matéria no Canaltech.