Busca do Windows 11 ficará mais rápida e inteligente graças ao Copilot

Tecnologia

A Microsoft vai “turbinar” a busca de arquivos do Windows 11. Nesta quarta-feira (20), a empresa iniciou a distribuição da pesquisa semântica, que promete levar mais agilidade e inteligência para a ferramenta graças aos recursos de IA do Copilot.

A atualização é integrada no app do Copilot, chatbot oficial da Microsoft. Através da plataforma, os usuários podem enviar comandos, como “encontre fotos de pôr-do-sol no meu computador”, “procure o meu currículo” e afins, para fazer as buscas.

Com o comando, caso tenha algum programa que corresponda ao que foi solicitado, o app vai listá-los. Depois, os usuários conseguem abrir o documento ou até mesmo adicioná-lo à conversa, caso queira usá-lo em outros prompts.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Isso oferece mais uma maneira de encontrar os seus documentos e fotos no PC sem precisar lembrar os nomes exatos dos ficheiros ou as palavras exatas no conteúdo dos ficheiros”, diz a Microsoft.

Além da nova busca semântica, a tela inicial do aplicativo foi repaginada e agora mostra os arquivos, apps e conversas recentes, a fim de facilitar o acesso às informações.

Copilot agora faz busca de arquivos em versão experimental do Windows (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Copilot agora faz busca de arquivos em versão experimental do Windows (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Apenas para Insiders

Os novos recursos já estão disponíveis em versões de testes do Windows 11, liberada para inscritos no programa Insider. Contudo, apenas para Copilot+ PC, ou seja, computadores que atendem certos requisitos para rodar funções de IA do sistema.

A Microsoft não informou quando os recursos serão distribuídos para a versão estável do Windows. A expectativa é que as novidades cheguem a todos ao longo dos próximos meses.

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: COMO MELHORAR SEU PC COM ESTE PROGRAMA DA MICROSOFT #Shorts

Leia a matéria no Canaltech.