BYD que se cuide: rivais chinesas confirmam produção no Brasil

Tecnologia

A BYD inaugurou há pouco tempo a produção nacional de seus carros na fábrica situada em Camaçari, na Bahia. Assim, a montadora espera se manter ainda mais dominante no segmento de carros elétricos e híbridos no Brasil. Em breve, porém, ela não estará sozinha nessa luta.

Duas outras gigantes do setor, a Geely e a Omoda & Jaecoo, joint-venture que faz parte do Grupo Chery, confirmaram no início de novembro que também têm como meta nacionalizar a fabricação de seus carros.

A mais adiantada é a Geely, muito por conta de sua parceria com outra empresa fortíssima no setor: a Renault. A marca francesa fechou acordo com a chinesa e vendeu 26,4% do controle acionário para a Geely Holding.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Isso significa que, a partir de agora, a marca chinesa poderá utilizar o complexo fabril em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, para fabricar seus modelos eletrificados. O acordo permitirá também o desenvolvimento de tecnologias conjuntas para modelos de ambas as marcas.

Compra de parte da Renault permitirá nacionalização dos carros da Geely (Imagem: Divulgação/Geely)

Omoda & Jaecoo ainda sem “casa” definida

Outra gigante da China que vem forte para ampliar sua presença no Brasil é a joint-venture formada por Omoda & Jaecoo. Shawn Xu, CEO global das marcas, reforçou, durante o lançamento dos super-híbridos Omoda 5 e Omoda 7 no país, sua intenção de nacionalizar a produção.

O local que abrigará a futura fábrica da O&J, porém, segue indefinido. A ideia de parte da cúpula é assumir a planta da Chery em Jacareí, no interior de São Paulo, já que o espaço está sem uso pela Caoa. A alta carga tributária, porém, pode impedir que a joint-venture reative as operações no local.

O prazo para a O&J nacionalizar sua produção não foi definido, mas os executivos esperam que não passe do primeiro semestre de 2026. A ideia é produzir cerca de 50 mil carros eletrificados no país a partir de então.

Omoda & Jaecoo confirmou que quer fábrica no Brasil até 2026 (Imagem: Divulgação/O&J)

Enquanto não tem fábrica própria, a solução da Omoda & Jaecoo pode ser a prática que outras marcas também já adotaram: produzir os veículos em regime CKD ou SKD. A diferença entre os métodos o CT Auto já detalhou em um outro conteúdo, bastante didático.

Leia também:

Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!

Leia a matéria no Canaltech.