BYD quer trocar autonomia por recarga ultrarrápida nos carros elétricos

Tecnologia

Stella Li, vice-presidente global da BYD, declarou que a gigante chinesa vem planejando uma mudança drástica em sua estratégia para o mercado dos carros elétricos. Segundo ela, a marca deve começar a priorizar a velocidade de recarga em vez de baterias que prometem grande autonomia.  

A nova diretriz foca no lançamento de carregadores ultra-rápidos de 1.000 kW que, a partir do fim de 2025, devem começar a chegar ao Brasil e à Europa. Segundo a marca, os novos componentes prometem 400 km de alcance em apenas cinco minutos.

Para a executiva, o consumidor do futuro não deve priorizar autonomias superiores a 300 km, já que a maioria dos motoristas não percorre mais de 35 km em seus trajetos diários — portanto, “ninguém vai querer mais de 300 km [de autonomia]”. 


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Recarga mais rápida do que nunca

Com uma rede de recarga eficiente, a BYD acredita que baterias menores devem tornar os carros mais baratos, leves e sustentáveis. Na prática, a mudança permitiria rodar vários dias antes da recarga; enquanto isso, as paradas rápidas seriam suficientes para eliminar a chamada “ansiedade de autonomia” em percursos mais longos

A velocidade de carregamento é a grande aposta da BYD (Divulgação/BYD)

A tecnologia já está em testes avançados na China, e permite taxa de recuperação impressionante de 1 km por segundo. Para dar conta da potência, a BYD já expandiu sua rede doméstica para mais de 15 mil pontos de recarga, superando as metas iniciais. 

Modelos de luxo como o Han L, o Tang L e o futuro Denza Z9 GT devem ser os pioneiros a suportar essa entrada de energia massiva, transformando viagens longas em experiências sem interrupções prolongadas

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