
E se não for mais preciso esperar por horas para carregar um carro elétrico? Pois é esta a proposta dos novos 800 carregadores ultra-rápidos que a BYD vai instalar no Brasil nos próximos 12 meses, marcando um passo decisivo na expansão da mobilidade elétrica no país.
- Chevrolet joga no chão preços do Onix 2026 para enfrentar Volkswagen Polo Track
- Hyundai derruba preço do Creta 2026 e SUV sai mais em conta que Onix Plus
Segundo a marca, os novos equipamentos vão ter potência de 1 MW (1.000 kW) e tecnologia de resfriamento líquido. Na prática, os dispositivos prometem carregar completamente uma bateria em apenas cinco minutos, tempo comparável ao abastecimento de um carro a combustão e suficiente para alcançar mais 400 km de alcance ao veículo.
Para comparação, vale lembrar que os carregadores disponíveis atualmente nos estacionamentos brasileiros têm apenas 7 kW, enquanto os rápidos chegam a 100 kW. Já os eletropostos com as tomadas mais potentes do Brasil estão no estado de São Paulo e chegam a apenas 350 kW.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Nova plataforma para recarga extrema
Para dar conta da performance, a BYD anunciou em março a Super e-Platform, uma nova base tecnológica para seus veículos elétricos. Equipada com tecnologias inédicas, a plataforma está presente nas versões do Han e Tan e oferece tensão de 1.000 volts.

Esta melhoria é importante porque, atualmente, a maior parte dos carros é feita em tensão de 400 V, enquanto outros com foco na velocidade de carregamento chegam aos 800 V. Na prática, o Han e Tan devem ser os primeiros carros do mundo nesta tensão necessária para encarar a recarga extrema.
“A BYD já começou a instalar esses carregadores na China e, em breve, vamos começar a instalar também no Brasil e lançaremos modelos adaptadores para essa tecnologia para o nosso mercado”, declarou Stella Li, vice-presidente global da BYD.
Leia também:
- Quanto custaria uma Yamaha RD 350 LC hoje, com a inflação?
- BYD Dolphin 2027 perderá recurso que gerava “amor e ódio” nos clientes
Vídeo: CARREGADOR ULTRA RÁPIDO BYD | SALÃO DO AUTOMÓVEL XANGAI |
Leia a matéria no Canaltech.

