
Resumo
- Califórnia aprovou lei que proíbe comerciais em volume mais alto em serviços de streaming, como Netflix, HBO Max e Disney+, a partir de julho de 2026;
- Prática de aumentar o volume dos comerciais tem origem em canais de TV, mas também ocorre em plataformas de streaming;
- Estados Unidos já tem lei para volume de comerciais, mas em relação a TVs.
Plataformas de streaming como Netflix, HBO Max e Disney+ oferecem planos que exibem anúncios em troca de uma assinatura mais barata. Mas esses serviços podem exibir os comerciais em volume mais alto em relação ao vídeo reproduzido. Na Califórnia (EUA), essa prática será proibida.
O problema do volume mais alto durante os comerciais vem dos canais de TV. Quem já dormiu no sofá assistindo a um filme e acordou sobressaltado com o som mais alto de um comercial sabe bem como é isso.
Mas esse comportamento também pode ser percebido em serviços de streaming, ainda que com menor frequência, o que motivou a criação de uma lei específica para isso na Califórnia.
Normalmente, a diferença de volume entre o conteúdo reproduzido e os anúncios exibidos nos intervalos ocorre devido a variações técnicas de áudio.
É possível, por exemplo, que comerciais tenham um nível de compressão de áudio que ressalta sons originalmente mais baixos. Essa abordagem pode fazer o áudio ser percebido como mais alto em relação ao filme ou série, que normalmente conta com um método de compressão diferente.
Sim, também pode haver produtoras de comerciais que deixam o volume do comercial mais alto ou não seguem as boas práticas para o áudio de modo intencional, para fazer o anúncio chamar a atenção do usuário.

Lei da Califórnia entre em vigor em julho de 2026
Independentemente do motivo para o volume mais alto em comerciais, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, sancionou uma lei que proíbe que isso ocorra em serviços de streaming. As plataformas terão até 1º de julho de 2026 para se adequar, data em que a nova lei entrará em vigor.
Embora a lei seja restrita a um único local, é possível que ela sirva de “inspiração” para uma legislação que envolva os Estados Unidos como um todo (ou até outros países).
Isso porque, para TVs, o país conta com a lei Commercial Advertisement Loudness Mitigation Act (CALM Act), que desde 2010 proíbe a transmissão de áudio de comerciais em volume mais alto em relação ao programa exibido.
Com informações de Engadget
Califórnia proíbe streamings de mostrar comerciais em volume mais alto