A Tesla, gigante automotiva comandada por Elon Musk, está envolvida em uma série de ações judiciais que somam mais de US$ 110 milhões em cobranças por inadimplência no estado do Texas, nos Estados Unidos. Segundo informações da CNN, a falta de pagamentos da montadora já levou à falência duas pequenas empresas do país.
- BYD registra hatch elétrico que será pesadelo do Golf GTI no Brasil
- SP começa a usar mais semáforos com IA e borda amarela; veja como funcionam
O caso de Jennifer Meissner, proprietária de uma pequena empresa de soldagem de tubos, é um dos que mais chamou a atenção. Contratada para trabalhar na obra da fábrica Gigafactory Texas, ela mobilizou toda sua equipe por quase um ano, contratou novos funcionários, adquiriu equipamentos e até fez empréstimos pessoais com a expectativa de expansão.
O problema é que após meses de trabalho, a Tesla suspendeu os pagamentos — e, enquanto isso, Meissner afirma que não conseguiu sequer pagar os salários de sua equipe. A montadora, por sua vez, alegou que foi cobrada excessivamente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Outros casos envolvendo a Tesla
Meissner não foi a única a passar por um incidente do tipo. A Full Circle Technologies, contratada para instalar sistemas de segurança na unidade, também foi vítima da falta de pagamentos da montadora.

A empresa fez os serviços, mas alega um prejuízo de US$ 600 mil por parte da Tesla; a companhia de Musk, por sua vez, entrou com uma ação contra a Full Circle, e o caso foi concluído com um acordo entre as partes. Sob anonimato, um dos donos da Full Circle afirmou que “eles não se importam se você vai à falência. Para a Tesla, é como se não fosse problema deles.”
O advogado externo da empresa admitiu que, de fato, a Tesla não costuma honrar pagamentos no prazo. “Demora, sim. Eu sei bem disso”, declarou ele, em documentos judiciais.
Ethan Jacobs, advogado que representou várias empresas em processos contra o X, antigo Twitter, se mostrou surpreso com “um empresário tão poderoso e exposto quanto Elon Musk ter a prática de não pagar as pessoas até que entrem com processos”. “Basicamente, eles estavam dizendo que decidiram não pagar até precisarem fazer isso. Não é como costumo ver as pessoas fazendo negócios”, finalizou.
Leia também:
- Ram Rampage 2026 estreia com preços no chão e muita tecnologia
- Quanto custaria um Santana antigo com o preço corrigido pela inflação?
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?
Leia a matéria no Canaltech.