Celulares chineses podem começar a adotar tecnologia de câmeras com encaixes magnéticos de forma mais consistente em um futuro próximo. Essa expectativa foi citada recentemente pelos perfis Digital Chat Station e Smart Pikachu, conhecidos pelos seus vazamentos relacionados a smartphones e outros dispositivos eletrônicos.
- Como tirar fotos mais profissionais com seu celular básico
- 5 celulares que tiram as melhores fotos em 2025
A solução não é uma total novidade para a Xiaomi, que desenvolve capas com lentes externas há alguns anos. A versão mais recente, com ímãs de fixação, foi exibida na Mobile World Congress deste ano.
Como funcionaria a tecnologia de câmeras modulares
Os vazadores têm teorias diferentes em relação a como esse tipo de tecnologia seria implementada no futuro. Digital Chat Station aponta que a solução seria mais avançada, com uma lente e sensores dentro de um módulo que se acopla.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Na prática, essa abordagem permitiria reduzir o número de câmeras no aparelho. Algumas marcas poderiam usar apenas duas lentes nativas, enquanto as necessidades mais específicas (como a telefoto e macro) seriam satisfeitas pelo módulo separado.
Por outro lado, Smart Pikachu não concorda com a ideia de apenas duas câmeras. Ele afirma que o próximo flagship da Xiaomi terá três câmeras nativas, que funcionariam com os componentes externos para melhorar seus resultados.
De qualquer forma, as primeiras tentativas das marcas podem ser feitas no mercado da China. Especula-se que opções globais devem ser disponibilizadas apenas após a aceitação comprovada entre consumidores internos.
Leia mais no Canaltech:
- Galaxy S25 FE vaza em anúncios em português; confira
- Mais capinhas do iPhone 17 Pro vazam em várias cores; veja imagens
- Galaxy Tab S10 Lite é novo tablet com IA para impulsionar os estudos; conheça
Saiba como remover anúncios em celulares:
Leia a matéria no Canaltech.