Canva ganha ‘superatualização’ com IA e novo editor de vídeos; veja o que mudou

Tecnologia

O Canva anunciou seu “Sistema Operacional Criativo” nesta quinta-feira (30). A atualização reúne uma série de melhorias à plataforma, incluindo uma IA para gerar imagens, um editor de vídeos reformulado e uma nova versão grátis do Affinity.

A proposta do novo ecossistema é oferece um ambiente que abrange todas as partes do processo criativo. Parte desse incremento aparece nas soluções de inteligência artificial para apoiar no desenvolvimento de projetos.

É o caso do sistema que “entende” a lógica do design, orquestra o layout e gera conteúdos totalmente editáveis. Já o Canva AI se tornou mais integrado à plataforma e conta com novos recursos de correspondência de estilo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Também é possível marcar o “@Canva” para receber feedbacks instantâneos, sugestões de design e edições inteligências sem interromper o fluxo de trabalho, informou a empresa.

Canva reforça recursos de IA em seu editor de imagens (Imagem: Divulgação/Canva)
Canva reforça recursos de IA em seu editor de imagens (Imagem: Divulgação/Canva)

Novo editor de vídeos e mais

Outras áreas da plataforma receberam reforços. Entre elas, o editor de vídeos, que foi totalmente reformulado e agora conta com ferramentas profissionais que oferecem uma experiência de uso simplificada.

“Com o Vídeo Mágico e uma nova biblioteca de modelos, agora você pode gerar conteúdo refinado a partir de um único comando. Além disso, a nova linha do tempo mais intuitiva facilita o corte, a sincronização e a sobreposição de imagens, enquanto as ferramentas de IA ajudam a automatizar edições e efeitos”, diz a nota à imprensa.

Canva reformula editor de vídeos com IA (Imagem: Divulgação/Canva)
Canva reformula editor de vídeos com IA (Imagem: Divulgação/Canva)

O design de e-mail também faz parte da lista de novidades. A plataforma oferece às equipes uma ferramenta para criar, personalizar e exportar e-mails de marketing sem precisar mexer em códigos.

Já o formulários oferece uma opção para coletar feedbacks e respostas de convites no Canva. Os usuários ainda conseguem conectar o Canva Planilhas às criações do Canva Code para criar widgets interativos e baseados em dados.

Canva oferece ferramenta para montar templates de e-mails (Imagem: Divulgação/Canva)
Canva oferece ferramenta para montar templates de e-mails (Imagem: Divulgação/Canva)

Novo Affinity

Já o Affinity, plataforma de design adquirida pelo Canva em 2024, ganhou uma nova versão para quem busca uma abordagem completa para trabalhar com design e fotografia.

A atualização vai centralizar as ferramentas em um único lugar. “Agora, você não precisa mais ficar alternando entre programas para criar trabalhos de nível profissional”, explica a companhia.

O programa, que era cobrado no passado, também ficará “gratuito para sempre”, de acordo com o Canva.

Affinity ganha nova versão e vira app grátis (Imagem: Divulgação/Canva)
Affinity ganha nova versão e vira app grátis (Imagem: Divulgação/Canva)

Canva Pro+

A plataforma também ganhou um novo plano: o Canva Pro+. O pacote é voltado para usuários individuais, profissionais de marketing e pequenas equipes, e preenche a “lacuna” entre o Pro e Enterprise.

O novo segmento garante mais espaço na nuvem, créditos de IA adicionais, descontos em impressão e ferramentas especializadas. Os valores, no entanto, não foram revelados.

A lista de novidades fica completa com o Canva Marketing, uma plataforma para criar campanhas em equipe, e um recurso que aplica automaticamente fontes, cores, logotipos e modelos de marcas ao fazer as edições.

“Agora, o Canva está evoluindo para uma verdadeira plataforma de marketing de ponta a ponta, apresentando novas ferramentas avançadas para gerenciamento de marca, campanhas de marketing e avaliação de desempenho”, diz a empresa.

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: Por que tudo agora tem Inteligência Artificial gratuita? É de graça mesmo? E a paga?

Leia a matéria no Canaltech.