Capacitor de RTX 5090 explode e entorta o dissipador de calor

Tecnologia

A GeForce RTX 5090 é a placa de vídeo para games com o maior consumo da história desse segmento. São 575W de pura potência e, se você der azar, de pura explosão também. É o que aconteceu com um (ex) dono da GPU mais forte da NVIDIA. Em uma publicação no reddit, RoboDogRush explica que sua placa de vídeo de milhares de dólares explodiu enquanto ele editava um vídeo.

A RTX 5090 em questão é um modelo da PNY. Segundo a vítima do atentado, a GPU estava operando abaixo dos 70 °C, o fluxo de ar do gabinete era bom e todo o sistema era alimentado pela poderosa fonte Super Flower Leadex III 1300W 80+ Gold, usando o cabo de 16 pinos nativo. Aparentemente, tudo dentro do padrão.

Explosão do capacitor da RTX 5090 foi como “fogos de artifício”

O dono da RTX 5090 afirma que percebeu um capacitor estourado. A explosão desse capacitor foi tamanha que entortou o dissipador de calor acima dele. Ele afirma que já entrou em contato com a PNY, que confirmou o RMA, mas até o momento da publicação no reddit (feita nesta terça-feira, 26), já fazia uma semana que a fabricante não se posicionava sobre a questão.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

My 5090 exploded
byu/RoboDogRush inpcmasterrace

“Eu estava trabalhando na edição de um vídeo às 2h da manhã quando ‘fogos de artifício’ explodiram ao meu lado. Eu pulei da cadeira, pois o barulho foi muito alto. A tela ficou preta, faíscas e fumaça saíram do gabinete e o cheiro de fogo elétrico encheu a sala”, disse o redditor.

As centenas de comentários são uma discussão acerca da culpa, que parece estar no colo da PNY, já que o capacitor pode ser de baixa qualidade ou a solda foi mal feita. Nesse caso, não tem a ver com uma GPU defeituosa da NVIDIA, já que a empresa não é responsável pela construção das placas de vídeo customizadas de fabricantes parceiras.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.