
Estacionar nunca foi tão fácil com a tecnologia, e prova disso é o mais novo protótipo da Geely. A marca chinesa publicou na rede social Weibo imagens de uma versão modificada do EX5, que opera com um sistema de direção independente nas quatro rodas. O resultado disso é que o crossover elétrico consegue girar os pneus em até 90º, possibilitando manobras laterais inéditas dignas de um “andar de caranguejo“.
- Geely EX5 EM-i: híbrido chinês chega ao Brasil com autonomia gigante
- Teste: Geely EX2 é o rival que o BYD Dolphin Mini não queria por aqui
A novidade apareceu em um vídeo de demonstração, que traz o sistema controlado remotamente por uma luva com sensores de movimento. Embora trate-se de uma versão experimental, o recurso sugere uma possível integração com dispositivos como smartwatches para manobras autônomas fora do carro.
De acordo com a montadora, o controle individual de torque e de direção individuais nas rodas proporcionam mais estabilidade principalmente quando as condições da via estão desfavoráveis, como no caso de pista molhada ou com ventos fortes.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Controle remoto e desafios
A Geely ainda não confirmou uma data para a introdução desta tecnologia em linhas de produção em larga escala — e isso se deve, em partes, aos desafios para implementá-la.
O que acontece é que, para trazer o giro de até 90º dos pneus, seria necessário aumentar as caixas de roda do eixo traseiro do carro. Na prática, a mudança levaria a alterações no espaço da cabine e do porta-malas.
Leia também:
- Geely já é vice-líder em vendas de elétricos no Brasil; veja o top 10
- Elétricos mais vendidos em novembro: Geely EX2 estreia e ameaça Dolphin Mini
Vídeo: CARREGADOR ULTRA RÁPIDO BYD | SALÃO DO AUTOMÓVEL XANGAI |
Leia a matéria no Canaltech.

