
O carro voador desenvolvido pela Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer especializada em eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) completou nesta sexta-feira (19) seu primeiro voo teste em São Paulo.
- Salão do Automóvel: GAC mostra carro voador com preço de Porsche
- Audi lança prancha voadora que custa tanto quanto sedan A3
De acordo com publicação da própria empresa em suas redes sociais, o carro voador da Embraer foi aos céus pela primeira vez na planta localizada em Gavião Peixoto (SP). O propósito do teste foi avaliar o comportamento dos oito propulsores elétricos do eVTOL em relação ao gerenciamento de energia e ao nível de ruídos.
Os resultados do teste foram considerados satisfatórios pela Embraer, que prevê a fabricação de mais seis protótipos para serem avaliados gradualmente, em em desafios mais complexos, ao longo de todo o ano de 2026.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A expectativa é que a entrega dos carros voadores da Embraer tenha início apenas em 2027, assim que as certificações necessárias forem homolagas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
We’re delighted to share that we completed the first flight of our eVTOL prototype at @embraer facility in Gavião Peixoto this morning, marking the beginning of our flight test phase. Read more: https://t.co/i3Ddkcs2hn#EveAirMobility #MobilityReimagined #eVTOL pic.twitter.com/gqNGrzdszR
— Eve Air Mobility (@EveAirMobility) December 19, 2025
Como é o carro voador da Embraer?
O eVTOL testado pela Embraer nesta sexta-feira em São Paulo é produzido em Taubaté, no interior de São Paulo. O carro voador conta com capacidade para carregar até 5 ocupantes, incluindo o piloto. A autonomia de voo estimada é de cerca de 100 quilômetros por carga.
Leia também:
- Qual a diferença entre quadricóptero, drone e carro voador?
- Carros voadores: qualquer um vai poder comprar e voar?
Vídeo: O que falta para termos carros voadores?
Leia a matéria no Canaltech.

