
A Samsung deve implementar aumentos nos preços dos smartphones intermediários da linha Galaxy A. Essa movimentação é interpretada por analistas como um sinal que pode indicar uma tendência global, com potencial para impactar os futuros lançamentos de dispositivos topo de linha da marca.
- Qual é o celular com melhor custo-benefício de cada marca no Brasil em 2025?
- 6 recursos que só existem em celulares da Samsung
Documentos específicos associados ao mercado indiano apontam que o modelo Galaxy A56 deve ter o aumento mais acentuado em comparação aos outros modelos.
Para o aparelho, os aumentos podem chegar à casa das 2.000 rúpias, ou R$ 119 em conversão direta.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
No entanto, estima-se que vários dispositivos da série Galaxy A atual terão um aumento mais próximo das 1.000 rúpias (~R$ 59).
Possível aumento da linha Galaxy A teria IA como culpada
Embora os valores de reajuste sejam referentes ao mercado indiano, existe o temor de que isso seja um indício de políticas a serem aplicadas em nível global em um futuro próximo.
Afinal, analistas e outras fontes internacionais apontam que os aumentos teriam motivações baseadas em fatores econômicos e de produção.
O principal fator seria o aumento do custo de fabricação, impulsionado pelo encarecimento de chips de memória e armazenamento. O mercado atual reforça esse cenário, visto que a demanda por esse tipo de peça aumentou devido ao crescimento de data centers de inteligência artificial.

Neste contexto, a Samsung buscaria proteger suas margens de lucro, em vez de absorver totalmente os custos crescentes e manter preços estáveis para consumidores. Os segmentos de entrada e intermediário são vistos como aqueles com menores margens, tornando-os mais sensíveis a flutuações de custo.
Além disso, o suposto aumento na série A é visto como um possível precursor para o que aconteceria com a linha principal da Samsung em 2026, Galaxy S.
Acredita-se que a Samsung possa estar preparando “silenciosamente” os usuários para preços de smartphones mais altos, ao começar pelos modelos intermediários para normalizar a mudança de preço antes do lançamento de seus topos de linha.
A linha Galaxy S26 deve ser lançada no primeiro trimestre de 2026, com novos processadores e um visual refinado.
Leia mais no Canaltech:
- Marca chinesa confirma linha de celulares feita para e-sports
- iPhone comemorativo de 20 anos vai ter tela com tecnologia inédita, aponta site
- Celulares das linhas Poco F e X vão ser cancelados, sugere vazamento
Será que o Galaxy S26 vai ser realmente melhor que os rivais? Veja no vídeo abaixo:
Leia a matéria no Canaltech.

