Cenário do Windows XP é refotografado no ângulo original após 30 anos

Tecnologia
Resumo
  • papel de parede “Bliss” do Windows XP é uma foto real tirada por Charles O’Rear em 1996 no Condado de Sonoma, EUA;
  • um usuário do Reddit recriou a imagem em 18/02, com ângulo quase idêntico ao original, mas com céu nublado e vegetação menos uniforme;
  • apesar das mudanças na vegetação e no céu, cena remete instantaneamente ao sistema da Microsoft.

Há quem acredite que o icônico papel de parede do Windows XP é uma montagem, mas a verdade é que, ainda que a imagem tenha passado por ajustes, ela consiste na foto de um local real. Eis que, nesta semana, uma pessoa foi até lá e conseguiu produzir uma foto muito parecida com a original.

Chamado de Bliss, o papel de parede do Windows XP exibe um céu azul com algumas nuvens brancas e uma colina ondulada com grama verde. Esse contraste de cores é o que, provavelmente, ajudou a imagem a ser tão marcante.

A foto original foi registrada por Charles O’Rear, que trabalhou como fotógrafo da National Geographic, em janeiro de 1996. O local que aparece na imagem é um ponto de uma área rural do Condado de Sonoma, ao norte de San Francisco (Estados Unidos).

Posts from the windows
community on Reddit

“Bliss” é recriada 30 anos depois

No decorrer dos últimos 30 anos, o local foi registrado em novas imagens por várias pessoas, mas, geralmente, em ângulos diferentes do original ou com a paisagem bastante modificada por causa de fatores climáticos ou das atividades agrícolas da região.

Porém, um usuário do Reddit que se identifica como SuperPJG123 visitou o local na última quarta-feira (18/02) e conseguiu registrar uma foto muito parecida com a imagem que foi transformada em papel de parede no Windows XP.

É verdade que, na nova foto, o céu está quase todo coberto por nuvens e a vegetação está menos uniforme. Por outro lado, o ângulo da imagem é quase idêntico ao do registro de Charles O’Rear.

Isso faz a nova imagem ser uma das reproduções mais fiéis da Bliss. Com alguma edição de imagem, talvez para aumentar a saturação de cores e remover a pilha de detritos que aparece ali, seria possível criar uma “Bliss 2.0”.

Em tempo: as fotos tiradas nesta semana foram compartilhadas pelo autor no Google Drive.

Em tempo²: você pode conferir o local da imagem no Google Maps.

Cenário do Windows XP é refotografado no ângulo original após 30 anos