CEO da Phison prevê fim dos PCs baratos e falência em massa na tecnologia

Tecnologia

O novo capítulo do apocalipse da indústria de hardware pode ser uma das piores até agora. Focado em SSD, o CEO da Phison, que já trouxe outros alertas anteriormente, disse que a crise atual fará “muitas vítimas” no segundo semestre do ano. A situação é tão complicada, que empresas menores podem falir por não conseguirem assegurar seu suprimento de chips para armazenamento.

Em uma entrevista, Khein-Seng Pua afirma que empresas pequenas terão dificuldades em garantir memória Flash, e isso pode até significar o fim dos eletrônicos de consumo, aqueles que você e eu compramos. E o momento realmente ruim ainda nem começou, algo que ele afirma que acontecerá no fim do ano, período em que alguns “definitivamente pularão de um prédio”.

Toda a indústria de tecnologia será afetada em breve

Esse cenário de consumo, que pode ser amplamente afetado nos próximos meses, implica na fabricação de smartphones, que deve ter a produção bastante afetada, além de TVs e, como já está acontecendo, PCs. Tudo isso pode gerar dois cenários: primeiro a diminuição do estoque, depois o aumento nos preços pela demanda contínua e a baixa disponibilidade.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Controladoras da Phison estão em muitos SSDs (imagem: Jones Oliveira/Canaltech)

A situação é tão crítica, que as maiores fabricantes de chips de SSD estão exigindo três anos de pagamento adiantado para os clientes, algo que nunca aconteceu nessa indústria antes. Nem mesmo a TSMC, maior fabricante de chips do mundo, exigiu tudo isso da NVIDIA, que é sua maior cliente.

Com todo esse cenário, é possível imaginar que a situação dos SSDs fique ainda pior em relação à memória RAM, que ainda é o componente que mais encareceu nos últimos meses devido a demanda pela IA. Isso deve acontecer principalmente pela mudança das big techs na forma como trabalham, saindo do treinamento de IA, algo que exige muita RAM, para o armazenamento dos modelos treinados.

Até o momento, vimos SSDs populares como o Kingston NV3 de 1 TB custarem 3x mais em poucos meses. O aumento ainda não foi no mesmo nível da memória RAM, mas se todas essas previsões se concretizarem, será totalmente inviável comprar um SSD em poucos meses.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.