Imagine a seguinte situação: você envia um prompt ao ChatGPT e, de repente, o chatbot começa a disparar várias mensagens de confirmação em sequência. O caso vem de relatos compartilhados com o Canaltech sobre episódios de repetição e falta de continuidade nas conversas ao utilizar a IA nesta quinta-feira (28).
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Em comum, todos os usuários utilizaram o GPT-5, o novo modelo da OpenAI que se tornou alvo de críticas dos usuários. Diante da repercussão, a empresa reativou o GPT-4o e outras versões mais antigas, mas somente em pacotes pagos.
À reportagem, um usuário do app afirmou que recebeu 55 mensagens em português intercalando com o inglês pela manhã. Os retornos traziam variações de frases como “Perfeito! Estarei aqui se precisar de algo. Até a próxima!” e “Combinado! Qualquer coisa, é só me chamar. Até mais!”.
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A sequência foi encerrada apenas ao enviar “você ficou maluco?”. Em seguida, o chatbot negou e questionou o motivo da pergunta.
Ao retornar “olha as suas últimas respostas em sequência”, a IA “admitiu” que houve um problema: “foi um bug mesmo, acabei travando um loop de confirmação e não parava de repetir variações da mesma resposta”, dizia a mensagem.

Outra pessoa compartilhou uma situação parecida ao CT, dessa vez com a assinatura Plus. Ao fazer uma solicitação, o ChatGPT sugeriu uma estrutura para compilar os dados analisados. Porém, ao confirmar, o aplicativo “insistiu” na pergunta, e propôs a mesma solução com palavras diferentes três vezes.
“Só parou depois que briguei com ele. Em seguida, o ChatGPT me pediu desculpas, disse que entendeu a minha frustração por me deixar ‘na mão’ duas vezes, com essas palavras, e fez o que pedi”, disse o usuário à reportagem.
Episódios similares aconteceram ao longo do dia. Em todos, foi necessário intervir para o chatbot cessar a “teimosia”. Contudo, ao acionar o GPT-4o, a repetição não ocorreu.
Falta de continuidade
Outras ocorrências foram compartilhadas com a reportagem pelos usuários. Além da insistência em confirmar os detalhes até ser interrompido de maneira abrupta, o programa enfrenta problemas de continuidade ao processar informações.
Ao retomar nesta manhã uma conversa iniciada na noite desta quarta-feira (27), por exemplo, o aplicativo desconsiderou todas as mensagens trocadas anteriormente. Dessa forma, foi necessário reenviar os dados novamente. Porém, horas depois, as informações anexadas mais cedo também foram ignoradas nos prompts seguintes.
O mesmo ocorreu durante o meu uso pessoal. Ao solicitar apoio para analisar um bug no código de uma aplicação web, foi necessário relembrar ao chatbot do IPv6 no servidor, pois as soluções propostas sempre deixavam o detalhe de lado.
Em um momento, o detalhe foi mencionado no primeiro comando da conversa. No entanto, nenhuma das duas respostas seguintes considerou esta questão. Somente depois de enviar “considerou que tenho IPv6?” é que o chatbot trouxe os retornos solicitados.

“Esquecimento” de detalhes
Queixas sobre o caso também foram compartilhadas em redes sociais. No Reddit, por exemplo, uma publicação desta quinta-feira (28) pontua que o chatbot com o GPT-5 “esquece” detalhes muito importantes.
“É como se eu tivesse que continuar falando como se fosse uma criança, redirecionando-o para a direção certa repetidamente, tendo que editar minhas mensagens constantemente, porque claramente não entendeu o que eu estava tentando dizer ou perguntar”, disse.
Outras pessoas relataram problemas similares. “O GPT-5 esquece facilmente as coisas, o que o impede de continuar as conversas adequadamente. A janela de contexto é ridiculamente mais curta. Ele não consegue recuperar informações de cinco prompts atrás”, pontua outro comentário na plataforma.
Ainda há menções a episódios de contradição, além do “esquecimento”, e até lentidão mesmo ao rodar solicitações sem complexidade.
Algumas publicações destacam que as falhas reduziram ao utilizar o GPT-4o. Outros apontam que passaram a receber respostas melhores ao parar de utilizar o seletor automático de modelos.
No segundo caso, a escolha das variantes do GPT-5 é realizada manualmente de acordo com as necessidades dos prompts enviados.

O que diz a OpenAI?
Apesar dos relatos, não há registros de incidentes que afetem diretamente a performance do chatbot neste sentido desde a noite de quarta-feira (27). Da mesma forma, queixas sobre o desempenho do novo modelo são feitas com recorrência em redes sociais desde o lançamento do GPT-5.
De ontem para hoje, o ChatGPT teve apenas problemas com a ferramenta de busca na web e para fazer login, ambos já resolvidos. Nenhum registro na página de status da OpenAI aponta para os relatos recentes. Além disso, em alguns casos, as intercorrências reduziram ou pararam ao retornar a versões mais antigas ou sair do modo “Auto”.
Horas após o lançamento do GPT-5, em 8 de agosto, Sam Altman admitiu que havia problemas no modelo e liberou controles para escolher a variante manualmente. Na ocasião, o CEO da OpenAI explicou que o seletor automático falhou, o que fez a nova IA parecer “muito mais burra”.
Procurada pelo Canaltech, a OpenAI não se manifestou sobre o caso até o momento da publicação. A matéria poderá ser atualizada.
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