ChatGPT começa a testar anúncios em contas gratuitas e Go

Tecnologia
Resumo
  • OpenAI começou a testar anúncios no ChatGPT para usuários gratuitos e do plano Go;
  • Anúncios não influenciam as respostas do ChatGPT e não resultam em compartilhamento de dados privados dos usuários com anunciantes;
  • Por ora, testes estão limitados a usuários maiores de idade nos Estados Unidos.

A OpenAI começou a testar anúncios no ChatGPT. A publicidade é direcionada a usuários do plano gratuito do serviço ou a assinantes do ChatGPT Go, o plano pago mais barato. As peças publicitárias são exibidas na parte inferior de cada conversa e, de acordo com a OpenAI, não influenciam nas respostas do serviço.

Não é um movimento inesperado. A OpenAI confirmou, em janeiro de 2026, que iria testar anúncios publicitários no ChatGPT. Porém, na ocasião, a organização não havia dado uma data exata para o início dos testes, se limitando a informar que a exibição começaria nas semanas seguintes.

Agora sabemos que os testes começaram nesta semana. No momento, apenas usuários com mais de 18 anos de idade que estejam baseados nos Estados Unidos podem se deparar com os anúncios. Porém, eles não aparecem e não aparecerão para usuários dos planos pagos Pro, Business e Enterprise do ChatGPT.

Anúncios serão mostrados para usuários do ChatGPT em outros países?

É bastante provável que sim, embora ainda não haja informações oficiais a respeito. Isso porque a própria OpenAI reconhece que precisa de uma fonte de receita para manter os planos gratuito e Go:

O ChatGPT é usado por centenas de milhões de pessoas para aprendizado, trabalho e decisões do dia a dia. Manter os planos gratuitos e Go rápidos e confiáveis exige infraestrutura significativa e investimento contínuo.

Os anúncios ajudam a financiar esse trabalho, apoiando um acesso mais amplo à IA por meio de opções gratuitas e de baixo custo de maior qualidade, e permitindo-nos continuar aprimorando a inteligência e os recursos que oferecemos ao longo do tempo.

A declaração sugere que, passada a fase de teste ou em uma etapa futura desta, os anúncios serão exibidos para usuários de outros países.

A OpenAI explica que, além de não influenciar em respostas do ChatGPT, os anúncios não resultarão em compartilhamento de dados privados do usuário com anunciantes. Cada anúncio é separado do conteúdo das conversas por linhas e um rótulo de patrocínio.

ChatGPT começa a testar anúncios em contas gratuitas e Go