
Resumo
- ChatGPT ganhou uma retrospectiva anual, mas ela está disponível apenas em mercados de língua inglesa, como EUA, Reino Unido e Canadá.
- O recurso categoriza o histórico de conversas com títulos e cria um poema e uma imagem temática usando o Dall-E 3.
- A funcionalidade requer configurações de “Memória” e “Histórico de chat” ativadas e não está disponível para contas corporativas.
Entrando na moda, a OpenAI também começou a liberar uma retrospectiva anual para os usuários do ChatGPT. Batizado de Seu Ano com o ChatGPT, o recurso segue a tendência popularizada pelo Spotify Wrapped: um resumo personalizado e compartilhável sobre o uso do aplicativo ao longo de 2025.
A novidade aparece na tela inicial do aplicativo e também pode ser ativada manualmente ao digitar o comando “Your Year with ChatGPT” na conversa, tanto na versão web, quanto nos aplicativos para Android e iOS.
A ferramenta, no entanto, está disponível inicialmente apenas para usuários com contas gratuitas e pagas em alguns mercados de língua ingelsa, como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, além de assinantes do ChatGPT Go, Plus e Pro na Índia.
Até o momento, não há previsão de lançamento para o Brasil, ainda que o link apareça na conversa em português.

O que a retrospectiva mostra?
Diferente das estatísticas de uso do Wrapped, a retrospectiva da OpenAI atribui títulos ao histórico de conversas do usuário, baseando-se nos padrões de perguntas e tópicos de interesse. Um usuário que usou a IA para programação, por exemplo, pode receber o Creative Debugger ou outros rótulos relacionados a hobbies e trabalho.
Além da categorização, o recurso gera um poema original que sintetiza o ano do usuário e cria uma imagem temática usando o modelo Dall-E 3. As imagens tentam representar os tópicos mais frequentes das conversas, organizando elementos citados nos chats.

Requisitos e privacidade
A OpenAI estabeleceu critérios específicos para a elegibilidade. O recurso está disponível para contas dos tipos Free, Plus e Pro, mas exige que as configurações de “Memória” e “Histórico de chat” estejam ativadas, e ignora chats temporários.
Assim como em outras plataformas que adotaram a demonstração, o sistema também requer que o usuário tenha atingido um limite mínimo de atividade na plataforma durante o ano para ter dados suficientes para o processamento.
Uma vez gerada, a retrospectiva fica acessível como uma conversa comum no histórico. Se o usuário decidir excluí-la, a empresa afirma que os dados associados a essa interação específica serão deletados de seus sistemas em até 30 dias. Contas corporativas (Team, Enterprise e Education) não têm acesso à funcionalidade.
ChatGPT ganha retrospectiva anual, mas deixa o Brasil de fora

