ChatGPT libera função Projetos de graça

Tecnologia
Resumo
  • OpenAI liberou para todos os usuários do ChatGPT a função Projetos, que cria workspaces com memória isolada.
  • Ideal para tarefas repetitivas, o recurso conta com memória e arquivos próprios, evitando a mistura de contextos.
  • O ChatGPT também ganhou a ferramenta Branch, que permite criar um novo chat a partir de uma mensagem específica.

A OpenAI liberou a função Projetos do ChatGPT para todos os usuários, incluindo os que utilizam o plano gratuito. O recurso, até então exclusivo para assinantes, permite a criação de espaços de trabalho dedicados dentro do chatbot.

A mudança, que resolve o problema da mistura de contextos para quem usa a ferramenta em tarefas complexas, chega em conjunto com outras melhorias de usabilidade. Na última semana, a empresa também introduziu a função Branch, que permite derivar um novo chat a partir de uma mensagem específica.

As novidades devem aprimorar o fluxo de trabalho de profissionais que dependem da IA para atividades como pesquisa, planejamento e desenvolvimento.

Como os projetos funcionam?

Quem usa o ChatGPT para diferentes tarefas ao longo do dia já deve ter percebido que o chatbot pode confundir os assuntos. Por padrão, a IA tenta usar o histórico das conversas para se guiar, o que pode fazer com que o tom de uma resposta sobre programação, por exemplo, afete um chat sobre receitas culinárias.

Para corrigir esse problema surgiu o espaço de projetos, que promete eliminar a contaminação de contexto e diminuir as alucinações. Desde a última terça-feira (02/09), a funcionalidade já aparece na barra lateral para usuários do plano gratuito. Ao clicar, é possível criar um projeto do zero ou escolher entre os pré-configurados, que vão desde investimentos a viagens.

Segundo a OpenAI, cada um desses espaços possui memória e arquivos próprios. Ou seja, um desenvolvedor pode abrir um projeto com conversas dedicadas para trabalhos diferentes, como para um aplicativo em Python e outro para um site em JavaScript. Dentro de cada um, ele pode subir a documentação específica, definir instruções e não se preocupar com eventuais misturas de contextos.

Da mesma forma, uma equipe de marketing pode ter um projeto para cada cliente, garantindo que o tom de voz e as informações de um não vazem para o outro. A empresa afirma que a ferramenta é “ideal para trabalhos repetitivos e evolutivos”, pois centraliza os recursos e mantém o foco da IA. Sendo assim, chats diferentes relacionados a um mesmo trabalho não se perderão em meio a conversas de assuntos gerais.

ChatGPT expande recursos de produtividade

A introdução dos projetos ao plano gratuito se soma a uma ferramenta de ramificação que também deu as caras recentemente. A ferramenta permite selecionar qualquer mensagem em uma conversa e criar um novo chat a partir daquele ponto, herdando todo o histórico anterior.

A funcionalidade, que já existia em concorrentes como o Claude, da Anthropic, também auxilia na produção de tarefas não-lineares. Como cita o portal Ars Technica, interfaces de chat lineares são ineficientes em atividades com múltiplas subtarefas, como brainstorming ou análise de projetos.

Com a ramificação de chats, o usuário pode explorar cenários diferentes sem precisar apagar ou editar prompts, que bagunçam a linha de raciocínio principal.

Com informações de Bleeping Computer

ChatGPT libera função Projetos de graça