As IAs já se tornaram aliadas na rotina de estudos como uma forma de verificar informações rápidas e consultar respostas. Com a ajuda de ferramentas como o NotebookLM do Google e o modo de estudo do ChatGPT, os assistentes podem ser ainda mais importantes na preparação para provas.
- Como usar o NotebookLM, o bloco de notas com IA do Google
- Vai fazer Enem? Saiba como fazer simulado de provas com IA
O NotebookLM usa IA generativa, mas é uma plataforma separada do Gemini que serve como um bloco de notas inteligente. O ChatGPT, por sua vez, tem um modo próprio para estudar e aprender com base nas interações entre prompts.
A seguir, o Canaltech compara as ferramentas para entender qual é a melhor opção em cada caso.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Como cada plataforma funciona?
Primeiramente, é necessário diferenciar cada IA:
NotebookLM
O NotebookLM funciona a partir de “cadernos” — pastas criadas pelo usuário que podem ser abastecidas com vídeos, arquivos em PDF e páginas da web, entre outras opções. Assim, a IA responde somente com base nas informações inseridas na pasta e não consulta fontes externas.
Portanto, se você precisa ler alguns arquivos em PDF para uma prova, é possível enviá-los para a ferramenta e ter respostas específicas sobre esses conteúdos.
O NotebookLM separa algumas sugestões de ações, como criar uma lista de perguntas e respostas ou fazer uma linha do tempo, mas a pessoa pode enviar qualquer pergunta ao app, como se estivesse conversando com o Gemini. Além disso, o app pode resumir a ideia principal em “podcast” de áudio gerado por IA e criar mapas mentais para facilitar a organização.

Modo Estudo do ChatGPT
Anunciado em julho de 2025, o modo Estudo do ChatGPT foca em estimular o raciocínio e o aprendizado de um tema em etapas no lugar de oferecer uma resposta pronta — algo perto da frase “não dê o peixe, ensine a pescar”.
A IA oferece três caminhos principais: ajudar com uma tarefa de casa, explicar um assunto ou aplicar um simulado. Durante o processo, o assistente elabora perguntas e guia o aprendizado pelos prompts.
Também é possível enviar arquivos, como referências bibliográficas, para personalizar os resultados.

Formatos disponíveis
O modo no ChatGPT funciona apenas nas conversas de texto e não trabalha com áudios e imagens. O NotebookLM, por sua vez, permite criar resumos de áudio e mapas mentais que podem ajudar durante a rotina de estudos — o Google também liberou uma opção para criar vídeos, mas está disponível apenas em inglês.
Com relação à compatibillidade, ambas as ferramentas estão disponíveis pelo navegador e têm aplicativo para Android e iOS.
Qual é melhor?
A melhor opção depende de cada cenário. O NotebookLM se destaca por analisar conteúdos específicos e explicá-los a partir de diferentes formatos de mídia, o que pode ser muito útil ao se preparar para uma prova ou fazer um trabalho extenso.
O modo no ChatGPT pode ser uma opção melhor para organizar simulados e fazer exercícios pela web em pouco tempo, mas traz apenas resultados em texto. Dessa forma, a IA do Google tem uma leve vantagem.
Leia também:
- Enem dos concursos de 2025 vem aí: 5 jeitos para usar IA nos estudos
- 25 prompts do ChatGPT para aprender qualquer coisa
- Para que serve a inteligência artificial? 4 usos além dos chatbots
VÍDEO: pode manter o notebook conectado na tomada o tempo todo?
Leia a matéria no Canaltech.