Chevrolet Vintage: quanto custariam os clássicos da GM hoje, com a inflação?

Tecnologia

A linha Chevrolet Vintage, criada pela GM para “ressuscitar” alguns dos modelos mais clássicos de carros da Chevrolet, vem despertando muito o interesse de quem é fã de veículos antigos.

A iniciativa anunciada no início de outubro trouxe de volta à vida carros icônicos da marca no país, como o Monza EF500, fabricado em 1990, o Kadett GSI (1992), a S10 Rally (2004), o Opalla SS (1979) e o Omega CD (1994).

Os carros serão restaurados cuidadosamente, testados em laboratórios e, por fim, oferecidos em leilões virtuais e presenciais. O valor arrecadado será destinado a projetos sociais do Instituto General Motors.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A volta desses ícones às manchetes, porém, levantou uma questão: quanto custariam os clássicos da GM hoje, com a inflação? É isso o que o CT Auto vai revelar agora.

5. Opalla SS (1979)

O Opalla SS, versão apimentada da família que contava ainda com o Diplomata e o Comodoro, é um dos ícones que a General Motors escolheu para fazer parte do projeto Chevrolet Vintage.

Em 1979, a versão 6 cilindros, com visual esportivo, custava Cr$ 42.000,00 (quarenta e dois mil cruzeiros, a moeda da época). Aplicados os índices de inflação, o “Opalão” valeria, em 2025, nada menos que R$ 340.000,00.

Opala SS é um dos carros do Chevrolet Vintage (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

4. Monza EF500 (1990)

Outro clássico que será restaurado pela GM e leiloado será o Chevrolet Monza, na versão EF500, uma das mais luxuosas do sedan, sucesso no mercado brasileiro em 1990.

Em fevereiro de 1990, quando foi lançado, o carro custava NCz$ 770.000,00 e hoje, com a correção da inflação, de acordo com o IPC-SP/FIPE, não valeria menos que R$ 316.400,00.

Monza já foi um dos sedans mais cobiçados do Brasil (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

3. Kadett GSI (1992)

Esportivo “raiz” do mercado nacional, o Kadet GSI, assim como o Gol GTI e o Escort XR3, marcou época no Brasil. Em 1992, ano em que começou a ganhar terreno por aqui, a joia custava Cr$ 32.000,00.

Kadett GSI não será branco, mas foto do modelo restaurado não foi revelada (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

Aplicados os índices corretivos da inflação até 2025, calculamos que o preço do esportivo da GM, agora renascido na linha Chevrolet Vintage, não sairia por menos de R$ 523.529,26, valor suficiente para comprar modelos 0km de marcas premium.

2. Omega CD (1994)

O Omega CD, em seu ano/modelo 1994, também foi escolhido pela GM para fazer parte do projeto especial da Chevrolet em 2025. Afinal, o sedan era um dos carros preferidos dos executivos brasileiros e, não à toa, fez parte até da frota oficial do Presidente da República.

Recheado de luxo e sofisticação, o modelo fabricado em 1994 custava, em sua versão topo de linha, R$ 46.739,00, em média. Isso significa que hoje, com a correção do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o Omega CD 1994 não sairia por menos de R$ 401.446,20.

Luxo e requinte fazem parte do Omega CD (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

1. S10 Rally (2004)

Deixamos a única picape da lista para o final por um motivo especial: a S10 Rally não foi projetada como um carro de série, e sim para disputar o Rally dos Sertões, tradicional prova do país. Por isso, não temos como precificar essa versão, em especial.

No lugar dela, vamos pegar a série especial Sertões, criada justamente para homenagear a competição esportiva, mas adaptada para as ruas. Ela custava R$ 59.056,00 na época do lançamento, valor que, corrigido, chega a R$ 184.516,24.

Chevrolet S10 será adaptada para rodar nas ruas (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.