Da Redação (*)
Brasília – O total das importações e exportações de bens da China, em termos denominados em yuan, chegou a 33,61 trilhões de yuans (US$ 4,73 trilhões) nos primeiros nove meses de 2025, alta anual de 4%, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira (13). A taxa de crescimento se acelerou em relação ao aumento de 3,5% registrado nos primeiros oito meses do ano, segundo a Administração Geral das Alfândegas (AGA).
As exportações de bens lideraram a expansão geral no período de janeiro a setembro, avançando 7,1% anualmente, para 19,95 trilhões de yuans, enquanto as importações ficaram em 13,66 trilhões de yuans, uma ligeira queda de 0,2%.
Apenas em setembro, as importações e exportações de bens da China aumentaram 8% anualmente, para 4,04 trilhões de yuans, marcando o maior aumento mensal até agora neste ano.
Balança comercial reflete ganhos com a diversificação
Desde o início de 2025, o comércio exterior da China manteve uma tendência de desenvolvimento estável e positiva em meio a um ambiente externo complexo, disse Wang Jun, vice-chefe da AGA, em uma coletiva de imprensa.
A expansão do comércio de bens da China se acelerou em termos trimestrais, com a taxa de crescimento atingindo 6% no terceiro trimestre deste ano, após aumentos de 1,3% e 4,5% no primeiro e segundo trimestres, respectivamente, afirmou Wang. Além disso, Wang destacou que o mercado de comércio exterior da China tornou-se mais diversificado.
Nos primeiros nove meses de 2025, o comércio de bens da China com países parceiros da Iniciativa Cinturão e Rota totalizou 17,37 trilhões de yuans, uma alta anual de 6,2%, mostraram dados da AGA.
O comércio da China com a ASEAN, a América Latina, a África e a Ásia Central aumentou, respectivamente, 9,6%, 3,9%, 19,5% e 16,7% em termos anuais, enquanto o comércio com outras economias da APEC cresceu 2%.
(*) Com informações da Agência Xinhua
O post China lidera o comércio mundial com sólida alta das exportações e importações em nove meses de 2025 apareceu primeiro em Comex do Brasil.