Chinesa Biwin lança SSD que parece um microSD, só que mais rápido

Tecnologia

/im

Resumo
  • Biwin lançou um “Mini SSD” com dimensões de 15 x 17 x 1,4 mm e capacidades de 512 GB, 1 TB e 2 TB em memória Flash NAND TLC 3D;
  • O Mini SSD alcança 3.700 MB/s em leitura sequencial e 3.400 MB/s em gravação via interface PCI Express 4.0 x2 e protocolo NVMe;
  • O produto tem MTBF de 1.500.000 horas, certificado IP68 e não é um padrão industrial; a Biwin tem fechado parcerias para compatibilidade com dispositivos específicos.

Cartões microSD são a opção de quem precisa de armazenamento adicional em dispositivos portáteis. O problema é que unidades do tipo tendem a ter desempenho inferior em relação aos SSDs. Para resolver essa limitação, a chinesa Biwin tratou de unir o melhor dos dois mundos em uma solução chamada de Mini SSD.

Trata-se de um dispositivo de armazenamento com dimensões de apenas 15 x 17 x 1,4 mm, o que o torna menor que determinadas moedas ou pouco coisa maior que um cartão microSD (15 x 11 x 1 mm).

O que faz o Mini SSD ser tão interessante é a sua taxa de transferência de dados: até 3.700 MB/s (megabytes por segundo) na leitura sequencial, e até 3.400 MB/s na gravação.

Esses números são baseados no uso de uma interface PCI Express 4.0 x2 com o protocolo NVMe 14.

Para dar uma noção do que isso representa, o The Verge compara o desempenho do Mini SSD com as taxas das unidades microSD Express direcionadas ao Nintendo Switch 2, que alcançam, teoricamente, 985 MB/s (o que já é uma velocidade expressiva para um microSD).

Em termos de capacidade de armazenamento de dados, o Mini SSD não decepciona: há versões com 512 GB, 1 TB e 2 TB. O armazenamento é baseado em memória Flash NAND do tipo TLC 3D. Já o MTBF, sigla em inglês para Tempo Médio Entre Falhas, é estimado em 1,5 milhão de horas.

Entre os demais atributos estão o certificado IP68 para resistência à água e poeira.

Disponibilidade e preços do Mini SSD da Biwin

O Mini SSD é um produto oficial, mas a Biwin não divulgou preços. De todo modo, esse não é um dispositivo padronizado, isto é, adotado por toda a indústria. Não dá para comprar uma unidade do tipo e instalá-la em seu celular, por exemplo. Não há slot para isso.

Por esse motivo, a Biwin tem fechado parcerias com fabricantes de PCs e dispositivos móveis para tornar o Mini SSD compatível com dispositivos específicos, a exemplo do recém-anunciado tablet OneXPlayer Super X, da também chinesa One-netbook.

Chinesa Biwin lança SSD que parece um microSD, só que mais rápido