Chips XRING, da Xiaomi, devem chegar aos celulares intermediários da marca

Tecnologia

O XRING, chip próprio da Xiaomi, pode estar perto de chegar aos celulares intermediários da marca. Recém-lançado, o processador está presente apenas em modelos topos de linha, como Xiaomi 15S Pro e o tablet Xiaomi Pad 7 Ultra. A informação é de Lu Weibing, parceiro da empresa, em declaração compartilhada no X (antigo Twitter) pelo insider @SKundojjala.

É importante frisar que, segundo testes no AnTuTu, o chip da chinesa igualou o Snapdragon 8 Elite, da Qualcomm, presente em diversos celulares premium, como o Galaxy S25 Ultra.

Chip XRING acessível pode chegar em breve

Conforme a declaração do executivo, os planos da Xiaomi é expandir o chip XRING para além da versão 01 de 3 nm, usado em dispositivos premiums, e implementar a tecnologia em smartphones mais baratos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A estratégia é um passo importante para a Xiaomi competir com a Qualcomm, MediaTek e Apple no mercado de chips, em desempenho e eficiência energética. 

Com chips próprios, a marca chinesa também teria mais possibilidades para baratear seus aparelhos intermediários e aumentar a relação custo-benefício da linha Redmi Note, por exemplo.

Vale mencionar que o XRING 01 usado no Xiaomi Pad 7 Ultra já é uma versão ligeiramente menos rápida que o modelo usado no Xiaomi 15S Pro.

Xiaomi 15S Pro
O Xiaomi 15S Pro foi lançado na última semana com o chip XRING 01 (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Xiaomi também vai lançar modem 5G próprio

Segundo Weibing, além do chip XRING, futuramente a Xiaomi também vai lançar seu próprio modem 5G, semelhante a Apple com o modem C1, introduzido no iPhone 16e.

Embora não exista uma previsão de lançamento, a tecnologia faria a Xiaomi dispensar empresas como a Qualcomm para outros componentes, além do processador.

Leia mais

VÍDEO: Samsung ou Xiaomi intermediário abaixo dos 2.000 reais? Melhor custo-benefício abaixo de R$2.000?

Leia a matéria no Canaltech.