Ciclone extratropical bagunça malha aérea e causa caos em aeroportos brasileiros

Tecnologia

A passagem do ciclone extratropical pelo Sul do Brasil provocou uma série de atrasos, cancelamentos e desvios de aeronaves em diversos aeroportos do país. As rajadas de vento em São Paulo chegaram a quase 100 km/h na quarta (10), forçando as concessionárias a alterarem a malha aérea.  

As operações no Aeroporto de Congonhas (SP) foram duramente afetadas — a concessionária Aena Brasil estima que 167 voos foram cancelados até as 19h de quarta. Os problemas se estenderam pela manhã de quinta-feira (11), com mais 39 chegadas e 28 partidas canceladas

A instabilidade em São Paulo afetou também o Aeroporto de Guarulhos, que precisou desviar 31 voos de chegada, principalmente para o Rio de Janeiro. Passageiros com viagens programadas foram orientados a verificar a situação dos voos diretamente com as companhias.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Voos cancelados em outros estados

O mau tempo não se limitou a São Paulo. O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, registrou 38 cancelamentos até 19h. Já em Minas Gerais, o aeroporto internacional de Belo Horizonte cancelou ao menos 11 voos. Em Santa Catarina, pelo menos 29 voos sofreram atrasos ou cancelamentos.

As operações no Aeroporto de Congonhas foram duramente afetadas pelo mau tempo (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Aeroportos regionais de São Paulo, como o de Ribeirão Preto, receberam cinco aeronaves que foram desviadas devido às condições meteorológicas desfavoráveis em Campinas, e o de São José do Rio Preto registrou cancelamentos e pousos atrasados do aeroporto de Viracopos.  

Leia também:

Vídeo: O que falta para termos carros voadores?

Leia a matéria no Canaltech.