Claro vira NVIDIA Cloud Partner para alavancar o desenvolvimento de IA no Brasil

Tecnologia

A Claro se tornou a primeira NVIDIA Cloud Partner (NCP) para processamento de dados e inteligência artificial na América Latina. Segundo a operadora nesta quinta-feira (6), a parceria inédita foi estabelecida após a aquisição da infraestrutura de IA de alta performance operada com a Oracle.

Com a certificação, a Claro passa a operar ambientes certificados para computação de alto desempenho, machine learning, análise preditiva e workloads de IA generativa.

A infraestrutura robusta permite que a companhia desenvolva projetos internos focados em otimização de rede, automação inteligente, suporte avançado ao cliente, segurança digital e criação de novas soluções digitais.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Incluindo o desenvolvimento de LLMs (Large Language Models) e SLMs (Small Language Models) nacionais. Essa capacidade fortalece o ecossistema local ao alinhar os modelos de inteligência artificial à língua, à cultura e às necessidades de negócio do país.

Além disso, o ambiente abre caminho para que a companhia comercialize tokens de LLMs a preços competitivos.

“Ao nos tornarmos NVIDIA Cloud Partner e contarmos com a Oracle como parceira, criamos uma stack tecnológica de ponta para acelerar o uso de IA dentro e fora da Claro”, afirma o CEO da Claro, Rodrigo Marques. “Essa combinação nos permite operar com mais eficiência, segurança e velocidade, impulsionando nossa evolução como empresa guiada por inovação e dados.”

Expansão para o mercado corporativo

Neste primeiro momento, a Claro vai focar na adoção de soluções desenvolvidas internamente para ampliar a eficiência, escalabilidade e agilidade de suas operações. Como estratégia, a empresa pretende levar os casos de uso e modelos de LLMs ao mercado por meio da Claro Empresas, sua marca B2B.

A Claro Empresas será responsável por entregar ofertas ao mercado corporativo, como GPU-as-a-Service, ambientes dedicados para treinamento e inferência de IA e soluções aplicáveis a diferentes setores, como finanças, saúde, agronegócio, educação e governo.

“Operar dessa forma nos dá flexibilidade e capacidade para acelerar iniciativas internas de IA. À medida que amadurecemos os casos de uso dentro da Claro, abrimos caminho para levar esse conhecimento e essas soluções ao mercado por meio da Claro Empresas”, afirmou o diretor executivo de Soluções Digital da Claro Empresas.

Ainda segundo o executivo, essa tarefa é feita com “total atenção à legislação vigente sobre o tema e à soberania de dados”, a fim de garantir que as aplicações corporativas rodem em um “ambiente seguro, governado, com processamento local e aderência às normas brasileiras”.

Leia mais:

Leia a matéria no Canaltech.