
A Anthropic anunciou que o Claude Cowork agora também está disponível para computadores com Windows. Até o momento, o assistente de inteligência artificial (IA) estava liberado apenas para usuários de dispositivos macOS.
- Claude vai fazer o seu trabalho por você com o novo Cowork
- Testamos o Cowork: o agente de IA do Claude promete, mas tem ressalvas
Segundo a companhia, todos os recursos anteriormente disponíveis somente para o sistema operacional da Apple passam a ser liberados para PCs com Windows.
O Cowork foi lançado com o intuito de atuar como um “colega de trabalho” dos usuários. A ferramenta utiliza agentes para auxiliar no acesso a pastas e arquivos do computador, montar planos de ação e realizar tarefas complexas, como criar apresentações e desenvolver aplicativos do zero.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O recurso de IA também conta com plugins, que permitem personalizar ainda mais o Cowork para executar tarefas específicas em diferentes áreas, como vendas, finanças, marketing e jurídico.
Preços e como acessar o Cowork
O Cowork está atualmente em fase de testes e é disponibilizado como uma prévia de pesquisa. Ele pode ser acessado tanto em computadores com macOS quanto com Windows, mas apenas por assinantes dos planos pagos do Claude.
O plano mais barato que dá acesso ao “colega de trabalho” da Anthropic é o Pro, que custa R$ 92 por mês. O Cowork também pode ser acessado por assinantes do plano Max, com valores a partir de R$ 550 por mês.
Para utilizar todos os recursos da ferramenta, é necessário assinar um dos planos, baixar o aplicativo do Claude no computador e selecionar o Cowork na barra superior do app — entre “Chat” e “Código”.

Recursos liberados no plano gratuito do Claude
Além da novidade relacionada ao assistente digital, a Anthropic também anunciou que alguns dos recursos antes restritos às assinaturas pagas passam a ficar disponíveis para usuários do plano gratuito.
Entre as funcionalidades que agora são gratuitas, estão:
- Criação de arquivos;
- Conectores, que permitem integração com outros aplicativos;
- Compactação de contexto.
Leia também:
- Como funcionam os projetos do Claude? Função ajuda a organizar os chats da IA
- 5 artefatos do Claude que você precisa conhecer
-
Quais são os modelos do Claude? Entenda as diferenças entre Haiku, Sonnet e Opus
Leia a matéria no Canaltech.

