Claude Opus 4.5 chega com conversas infinitas e foco em agentes

Tecnologia
Resumo
  • A Anthropic lançou o Claude Opus 4.5, superando concorrentes em programação e melhorando visão, raciocínio e matemática.
  • O Opus 4.5 oferece conversas infinitas, criando resumos para liberar espaço na janela de contexto, disponível para usuários de planos pagos.
  • Ferramentas Claude for Chrome e Excel serão ampliadas, com acesso para assinantes dos planos Max, Team e Enterprise.

A Anthropic lançou nesta segunda-feira (24/11) o Claude Opus 4.5, nova geração do seu modelo de inteligência artificial mais avançado. Com ele, a família está completa — o Haiku 4.5 e o Sonnet 4.5 chegaram ao mercado entre setembro e outubro.

Segundo a startup, ele é o primeiro a marcar mais de 80% no respeitado benchmark de programação SWE-Bench, superando concorrentes como o Gemini 3 Pro, do Google, e o GPT-5.1-Codex-Max, da OpenAI.

A empresa afirma ainda que o Opus 4.5 tem desempenho melhor do que todos os modelos lançados anteriormente pela própria companhia em visão, raciocínio e matemática, atingindo novos níveis de pensamento e flexibilidade para resolver problemas complexos.

Ferramentas para Chrome e Excel serão ampliadas

A Anthropic alega que o novo modelo atinge “o estado da arte em desempenho” em tarefas “agênticas”, como uso de ferramentas e uso de computador.

Por isso, a startup vai ampliar o acesso a duas de suas ferramentas: o Claude for Chrome, para executar tarefas no navegador, e o Claude for Excel, assistente para gerar e explicar fórmulas de planilhas.

Ambas continuam em fase de testes, mas, a partir de agora, assinantes do plano Max poderão usar a IA para Chrome, enquanto usuários dos pacotes Max, Team e Enterprise receberão a funcionalidade para o Excel.

Opus 4.5 dribla limite da janela de contexto

Outra novidade do Opus 4.5 é a função de conversa infinita. Chatbots de IA sempre chegam a um limite em que não é mais possível processar a quantidade de informações daquela interação — é o limite da chamada janela de contexto.

A nova versão do Claude poderá criar um resumo dos prompts e respostas, liberando espaço para que o usuário possa continuar usando a ferramenta. Essa opção, no entanto, estará disponível apenas para usuários de planos pagos.

Com informações do Cnet, do ZDNet e do TechCrunch

Claude Opus 4.5 chega com conversas infinitas e foco em agentes