Claude segue o ChatGPT e agora relembra chats anteriores automaticamente

Tecnologia

A IA Claude ganhou uma opção para memorizar dados importantes de conversas passadas. Similar ao ChatGPT, o recurso permite “lembrar” de instruções personalizadas ou contextos cruciais compartilhados com o chatbot e evita repetir as informações a cada novo prompt.

Por enquanto, a novidade está disponível somente nos planos pagos Team e Enterprise da ferramenta. Na contramão da memória, a Anthropic aproveitou para anunciar que a IA também recebeu um modo anônimo.

Como funciona a memória no Claude

A novidade consegue sincronizar o contexto de conversas passadas, incluindo detalhes de projetos, prioridades, especificações, regras e necessidades de clientes. O recurso é opcional, mas funciona automaticamente nas conversas quando ativo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ao usar o modo de Projetos do Claude, a IA também consegue criar memórias individuais para cada pasta, sem interferir em outras discussões em andamento. 

Claude vai conseguir recuperar informações de conversas passadas (Imagem: Divulgação/Anthropic)

Além disso, é possível descobrir tudo o que a ferramenta memoriza a partir das configurações e ajustar o processo no caminho — a pessoa pode pedir para o Claude ignorar uma informação ou reforçar algo que precisa ser mencionado nas próximas conversas. Todas as informações salvas podem ser acessadas nas configurações.

A grande vantagem do recurso é otimizar o tempo de uso do chatbot: sem a memória ativa, um usuário precisa repassar todas as informações essenciais a cada prompt, o que gasta tempo e janela de contexto da IA. Dessa forma, o Claude pode trazer informações mais personalizadas e confiáveis em projetos corporativos.

Modo anônimo no Claude

Além de um modo para memorizar, o Claude também ganhou uma opção para esquecer tudo: há um novo modo anônimo que não salva as interações com a IA no seu histórico de conversas.

A novidade está disponível para todas as contas no Claude, incluindo os planos gratuitos. O modo pode ser uma alternativa para manter a privacidade por lá, visto que a IA começará a treinar modelos com base nas conversas a partir de 28 de setembro (mas você pode impedir que seus dados sejam usados).

Leia também:

VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?

Leia a matéria no Canaltech.