A ClickBus revelou uma IA para facilitar e personalizar a compra de passagens, além de oferecer outras facilidades aos clientes, nesta terça-feira (5), em um evento em São Paulo (SP). A novidade vem de um sistema de inteligência artificial conversacional capaz de sugerir viagens ao se integrar com outras plataformas.
- Quando surgiu a inteligência artificial? Conheça a história da IA
- Google quer lançar ‘modo de IA’ da busca no Brasil, mas visa padrão de qualidade
A inteligência artificial operará como um assistente de pesquisa e consulta, tanto no aplicativo quanto no site da empresa. Ela consegue, por exemplo, sugerir a organização da viagem logo na primeira página de pesquisa.
Na prática, a IA conseguirá:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Tirar dúvidas sobre a viagem, como tamanho de bagagem e permissão para animais;
- Sugerir destinos conforme a data e o interesse do cliente;
- Comparar preços de passagens por data e horário.
Os recursos de IA da ClickBus ainda estão em teste com metade dos usuários ativos, com expansões realizadas a cada semana. Para tornar isso possível, a empresa treinou a IA com mais de 50 modelos de linguagem diferentes e uma base de dados interna. Assim, a plataforma ajuda o consumidor com dúvidas sobre a política de bagagem, embarque e horários de viagens.
Outro ponto de destaque é a personalização do aplicativo conforme o andamento da viagem. O diretor de produto da ClickBus, Caio Tozzini, explica que a empresa buscou adaptar o aplicativo para as 24 e hora antes da viagem.
“Quando a viagem está a 24 horas de distância, a tela principal do aplicativo se adapta para dar sugestões de como se preparar e relembrar os horários. Quando estiver faltando uma hora para a viagem, ela indicará a plataforma e como chegar ao embarque”, esclarece.

Integração com outras IAs
Outra novidade, ainda em testes, é o Protocolo de Contexto de Modelo (MCP), um padrão aberto que permite que grandes modelos de linguagem de outras empresas interajam com ferramentas externas, como a web.
Na prática, essa tecnologia permite que empresas integrem suas IAs ao MCP da ClickBus para nutrir a inteligência da plataforma e sugerir serviços em conjunto, como uma viagem e uma hospedagem em uma mesma resposta.
O diretor de tecnologia da ClickBus, Fábio Trentini, explica que, para usar a tecnologia, outras plataformas precisam realizar um cadastro e ser aprovadas, mantendo padrões de segurança. O executivo aponta ainda que a tecnologia estará disponível para todos até o final do ano.

46% dos clientes gostariam de IA na compra de passagens
As inovações da empresa de vendas de passagens de ônibus refletem uma pesquisa recente da ClickBus. O estudo aponta que 84% dos entrevistados já conhecem e usam a IA rotineiramente.
Quando a questão é pesquisa e compra de passagens online, o estudo revela que 46% dos participantes gostariam de contar com a ajuda da IA para planejar viagens e passeios. Para obter os dados, a ClickBus ouviu 1.157 clientes em todas as regiões do Brasil em julho de 2025.
As ações para trazer mais personalização e agilidade na pesquisa e compra de passagens buscam posicionar a ClickBus como vanguarda no uso de IA no setor, segundo o CEO da empresa, Phillip Klien.
“Queremos que a união de IA, o aplicativo e o recurso conversacional seja algo ‘powered by ClickBus’, como referência no uso de IA para a compra de passagens online”, ressalta.
Confira outras matérias do Canaltech:
- O que é e como funciona o ChatGPT?
- Qual é a diferença entre IA generativa e agentes de IA?
- Como usar os modelos de raciocínio de IA? Confira o guia
VÍDEO: Samsung Galaxy Z Fold 7: Dessa vez, a “finura” fez sentido [PRIMEIRAS IMPRESSÕES]
Leia a matéria no Canaltech.