CNH do Brasil: como tirar a primeira habilitação pela internet

Tecnologia

Brasileiros que desejam tirar a carteira de motorista têm agora o acesso facilitado pelo aplicativo CNH do Brasil. O app permite iniciar o processo da primeira habilitação pela internet e visa ampliar o acesso ao documento.

A plataforma oficial do Ministério dos Transportes é uma evolução da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Com o novo modelo, o governo promete reduzir em até 80% os custos para tirar a habilitação nas categorias A e B.

Disponível para Android e iOS, o aplicativo possibilita abrir o requerimento, realizar o curso teórico gratuito e acompanhar todas as fases do processo até a emissão do documento digital.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A seguir, o Canaltech explica o passo a passo para tirar a primeira habilitação por meio do aplicativo CNH do Brasil.

Como acessar as aulas teóricas

O primeiro passo é baixar gratuitamente o aplicativo CNH do Brasil (Android | iOS). Caso você já possua o antigo app da CDT, basta atualizá-lo na loja de aplicativos.

Depois, é necessário fazer login com a conta gov.br. O sistema identifica automaticamente quem ainda não possui habilitação e libera a opção “Requerimento da Primeira Habilitação” dentro da área “Condutor”.

Após confirmar os dados pessoais e escolher a categoria desejada (carro e/ou moto), é preciso selecionar a unidade federativa (UF) onde serão realizados os exames e a expedição do documento.

Requerimento da abertura do processo no app CNH do Brasil
Usuários precisam escolher categoria de habilitação e unidade federal onde a a CNH será expedida (Imagem: Captura de tela/Marcelo Fischer/Canaltech)

Fazer o curso teórico gratuito e 100% online

Com a abertura do processo de habilitação, o candidato já pode iniciar o curso teórico gratuito. O material é 100% digital, incluindo vídeos, podcasts e material complementar. A plataforma também permite que o candidato realize um simulado do exame teórico.

O aplicativo salva o progresso automaticamente e, assim que o curso é concluído, gera um certificado registrado no Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Curso teórico no app CNH do Brasil
CNH do Brasil disponibiliza curso teórico 100% gratuito e online (Imagem: Captura de tela/Marcelo Fischer/Canaltech)

O que fazer depois?

Após a conclusão da formação online, é necessário agendar o exame teórico no Detran. A prova contém 30 questões de múltipla escolha e é necessário acertar ao menos 20 para ser aprovado. O app atualiza o status assim que o resultado é liberado.

Fazer aulas e exames práticos

Com a aprovação no exame teórico, o candidato deve consultar o Detran de seu estado para verificar as opções disponíveis para o curso prático. O novo modelo permite optar por autoescolas tradicionais ou instrutores credenciados.

Ao concluir o treinamento, o futuro condutor realiza a prova prática, última etapa antes de ter acesso à sua CNH e poder começar a dirigir

Acompanhar as etapas

Ao longo de todo o processo, o usuário pode monitorar o andamento das solicitações pelo botão “Condutor”. A área exibe em tempo real o que já foi concluído e o que está pendente, como:

  • Curso teórico;
  • Coleta biométrica;
  • Exames de aptidão física, mental e avaliação psicológica;
  • Exame teórico;
  • Curso prático de direção veicular;
  • Exame de direção veicular.
Acompanhamento no app CNH do Brasil
Página de Acompanhamento no app permite consultar etapas pendentes até o fim do processo de obtenção da CNH (Imagem: Captura de tela/Marcelo Fischer/Canaltech)

Como acessar a Permissão Para Dirigir

A aprovação no exame prático libera a emissão da Permissão Para Dirigir (PPD), documento provisório que tem a validade de um ano e ica disponível no app CNH do Brasil. 

Para acessar a versão digital, basta ir ao menu “Ver Habilitação” e selecionar “Baixar CNH-e”. O documento na tela do celular possui a mesma validade jurídica da versão impressa.

Leia também:

VÍDEO: CELULAR SEGURO: o que é este app OFICIAL do governo?

Leia a matéria no Canaltech.