Coca-Cola volta a usar IA em filme de Natal e sofre críticas na web

Tecnologia
Resumo
  • O novo filme de Natal da Coca-Cola para 2025 usa inteligência artificial, gerando críticas online, inclusive de fãs.
  • O filme apresenta inconsistências visuais, como texturas indefinidas e movimentos estranhos dos animais, apesar de melhorias em relação ao ano anterior.
  • Produzido pelos estúdios Silverside e Secret Level, o projeto envolveu cerca de cem profissionais, semelhante a campanhas sem IA.

O novo filme publicitário da Coca-Cola para o Natal de 2025 poderia ter saído de versões passadas do Sora, o aplicativo de geração de imagens da OpenAI, ou do Veo, ferramenta similar mantida pelo Google. Ele começou a ser veiculado nos Estados Unidos e rapidamente ganhou críticas na internet. Até os fãs da marca criticam o uso indiscriminado de inteligência artificial para a criação de uma publicidade que tenta surfar na “magia” do período natalino.

Este é o segundo ano seguido que a gigante dos refrigerantes opta por um filme feito no computador. Apesar de contar com imagens mais bem-acabadas que as do ano passado, ele continua tendo uma série de problemas de consistência, conforme aponta o site americano The Verge.

Desta vez, a Coca-Cola colocou diversos animais se mobilizando para ver a passagem dos icônicos caminhões vermelhos. Tem de tudo: de ultra-realismo a imagens cartunescas. Alguns animais têm proporções mais próximas da realidade, enquanto outros surgem com olhos esbugalhados.

Em algumas cenas, a pele e os pelos dos animais parecem ter uma textura pouco definida, e os movimentos também são esquisitos – como se fosse uma imagem em 2D que passou por posterior animação. Ainda abusam do aspecto aquarelado.

O material foi produzido pelos estúdios Silverside e Secret Level, os mesmos responsáveis pelo filme do ano passado. Cerca de cem profissionais participaram do projeto, número similar ao visto em campanhas natalinas feitas sem apoio de inteligência artificial, segundo apurou o Wall Street Journal.

Ainda não se sabe se a Coca-Cola pretende exibir o filme no Brasil. Nós entramos em contato com a equipe de comunicação e aguardamos um retorno.

Você gostou do resultado? Conte para a gente nos comentários. Pelo menos o filme já começa com um aviso na tela de que foi criado por “Real Magic AI”, algo como “inteligência artificial realmente mágica”.

Coca-Cola volta a usar IA em filme de Natal e sofre críticas na web