A 99Food inaugurou as suas operações em São Paulo (SP) nesta terça-feira (12). Com a estreia, a plataforma aposta em entrega grátis e cupons de até R$ 99, além de preços no valor do cardápio, para competir com o iFood.
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A expansão é fruto de um investimento de R$ 500 milhões e abrange a capital paulista e outras cidades da Região Metropolitana, com 20 mil estabelecimentos cadastrados, anunciou a empresa em um evento realizado em São Paulo (SP). Veja a lista:
- Barueri;
- Diadema;
- Guarulhos;
- Osasco;
- Santo André;
- São Bernardo do Campo;
- São Caetano;
- São Paulo.
A operação do 99Food começou nesta terça na Região Metropolitana de São Paulo, mas em fase de testes para acompanhar o funcionamento da plataforma. O lançamento total do serviço está previsto para acontecer em 18 de agosto.
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Para usar a plataforma de delivery, basta abrir o app da 99 e acessar a aba “Food”. O pagamento dos pedidos pode ser feito com as mesmas opções cadastradas para viagens e entregas de objetos, incluindo a conta do 99Pay.
Cupons de até R$ 99
Para atrair novos usuários na região, a empresa vai listar comidas com o preço do balcão – ou seja, com o mesmo valor dos cardápios do restaurante, sem possíveis acréscimos devido ao delivery – e oferecer cinco cupons que somam R$ 99. Além disso, os clientes terão entregas grátis.
A oferta é garantida por uma redução de taxas aos restaurantes. O diretor geral da 99 Brasil, Simeng Wang, explica que a comissão, de fato, é uma fonte de receita, mas a empresa acredita que as plataformas precisam ter uma margem baixa. Assim, é possível favorecer o crescimento da indústria.
“Crescer com escala, e não com a margem de lucro”, afirma Wang.
Essa visão também busca remover uma barreira: segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), seis em cada dez consumidores já deixaram de pedir delivery devido ao preço. Ainda neste sentido, 74% dos respondentes indicaram que o delivery de comida é mais caro do que o “preço do balcão”.
O levantamento, que também foi apresentado no evento desta terça, foi realizado a partir de entrevistas com 2.000 consumidores e com 500 responsáveis de estabelecimentos comerciais da Região Metropolitana de São Paulo em meados de julho.

Ganho dos entregadores
Do lado do entregador, a 99 aposta em um modelo que promete aumentar os ganhos dos parceiros.
Segundo a empresa, ao fazer 20 entregas, sendo cinco delas de comida, o parceiro ganha R$ 250 por dia. Já no caso de 15 entregas diárias de comida feitas no primeiro mês de funcionamento em São Paulo, será oferecido R$ 400 por dia.
A empresa também vai investir R$ 50 milhões nos próximos cinco anos para criar uma rede de pontos de apoio aos motociclistas parceiros.
O diretor sênior de comunicação da 99, Bruno Rossini, informou que a empresa já conta com 50 mil entregadores parceiros na região.
Retorno do 99Food
A estreia em São Paulo vem de um movimento de retomada da 99, depois que a plataforma de delivery de comida foi encerrada em 2023, com um investimento de R$ 1 bilhão para relançar o serviço no Brasil.
Atualmente, a plataforma já segue em operação. Segundo Rossini, o 99Food registrou 1 milhão de entregas em 50 dias de operação em Goiânia (GO).
Em entrevista recente ao Canaltech, o diretor também informou que a ação prevê a criação de um superapp que reúna diversos serviços em um único lugar.
Além da 99, a chinesa Meituan também anunciou a estreia do Keeta no mercado brasileiro. O iFood, por sua vez, firmou uma parceria para oferecer o serviço de delivery dentro do app da Uber e vice-versa.
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