Com muita gambiarra, entusiasta faz Windows 95 funcionar em um Ryzen 9 9900X

Tecnologia

Todas as versões de Windows têm exigências específicas de hardware e podem não funcionar se tudo não estiver alinhado. Mas isso não é problema para alguns entusiastas, como Omores no YouTube, que simplesmente instalou o Windows 95, sistema de 30 anos, em um PC moderno baseado na plataforma AMD AM5 com um Ryzen 9 9900X.

O processo, no entanto, não foi nada simples e exigiu uma série de gambiarras inteligentes para contornar as incompatibilidades, que não são poucas. O primeiro grande obstáculo foi o armazenamento: o Windows 95 não reconhece as controladoras SATA ou NVMe de placas-mãe modernas. Para resolver isso, Omores utilizou uma placa de conversão PCI para SATA, que possui uma BIOS própria e permitiu que o sistema operacional antigo desse o boot. Ele também descobriu que era possível usar um SSD NVMe, desde que a partição não ultrapassasse 8,4 GB.

As limitações do Windows 95 não param por aí

Outro desafio foi a memória RAM. O Windows 95 não consegue gerenciar a grande quantidade de memória dos PCs atuais, travando em torno de 62 MB. Para superar essa barreira, o YouTuber utilizou a ferramenta PATCHMEM, um patch não oficial criado pelo famoso desenvolvedor Rudolph Loew (já falecido), que remove essa limitação de RAM em sistemas Windows 9x.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para a parte gráfica, Omores testou placas de vídeo mais antigas, como uma GeForce 7900 GS e uma Quadro FX 4500. A grande conquista foi conseguir que o Windows 95 rodasse em resolução Full HD (1080p), algo impensável na época de seu lançamento. Isso foi possível com a instalação manual de um driver não oficial da NVIDIA (versão 82.69).

Apesar do sucesso, alguns problemas persistiram: o Painel de Controle da NVIDIA não abriu, provavelmente por depender do Internet Explorer 6, e bugs gráficos apareceram ao abrir janelas do DOS. Ainda assim, o resultado final foi um sistema de 30 anos rodando nativamente em um hardware de ponta, com som, rede e armazenamento funcionando, foi até possível rodar games.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.