Depois de apresentar uma pequena atualização visual do Nivus em junho, a Volkswagen já está se preparando para lançar a nova geração do SUV nos próximos anos.
- “Efeito Tera” provoca fila de espera e impulsiona vendas de Nivus e T-Cross
- Programa Carro Sustentável “atrasou” fenômeno Tera; entenda
O novo modelo foi flagrado pelas ruas de Taubaté, no Interior de São Paulo, pelo perfil do Instagram @placaverde, repleto de camuflagens na frente e na traseira do veículo.
Mesmo com as camuflagens, é possível observar que o novo Nivus está mais robusto, com a carroceria mais larga que o modelo vendido atualmente. Isso é um reflexo da introdução da nova plataforma MQB 37, utilizada pelo Golf europeu de sétima geração.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Ver essa foto no Instagram
Ela chega para substituir a atual MQB A0 27, já que é muito mais avançada tecnologicamente e pode suportar diversos tipos de motorização.
De acordo com o site Mobiauto, o novo Nivus terá design inspirado na segunda geração do VW T-Roc vendido na Europa. O SUV conta com linhas agressivas e marcantes, que devem ser implementadas na nova geração do modelo aliado ao estilo cupê.
Sendo assim, o SUV da VW crescerá de tamanho, indo de 4,26 m de comprimento, para cerca de 4,40 m. O entre-eixos também será contemplado, podendo chegar a algo próximo dos 2,60 m.

VW Nivus híbrido a caminho
A nova geração do Volkswagen Nivus também chegará com novidades na motorização, isso porque a marca está desenvolvendo uma evolução para o atual motor 1.4 TSI utilizado em vários modelos da marca atualmente. Segundo a Autoesporte, esse novo sistema será integrado ao novo motor 1.5 turbo Evo2 em conjunto de uma tecnologia híbrida de 48 V.
Mesmo sendo considerado híbrido leve (MHEV), esse pequeno motor elétrico será capaz de tracionar as rodas do Nivus e auxiliar o modelo em suas acelerações. Esse sistema também vai ser responsável por substituir o alternador e o motor de arranque, além de conseguir diminuir o delay na hora da aceleração.

Quando chega a nova geração?
O novo Nivus faz parte do plano de R$ 16 bilhões investidos pela VW no Brasil no ano passado. A produção do novo SUV cupê acontecerá na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que já vem sendo modernizada para receber a montagem de veículos eletrificados.
Sua estreia deve acontecer somente em 2028, um ano após a chegada da nova geração do Volkswagen T-Cross, que também receberá um conjunto híbrido em sua linha.
Leia também:
- Citroën joga preços de Basalt, C3 e Aircross no chão por tempo limitado
-
A “cara” do pai: qual carro combina mais com o estilo do seu?
Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil?
Leia a matéria no Canaltech.