Como a Emirates está usando IA para “driblar” turbulências durante voos

Tecnologia

A Emirates encontrou uma maneira tecnológica de deixar as viagens de avião mais confortáveis. Com a ajuda da inteligência artificial (IA) e dados meteorológicos, a companhia aérea desenvolveu um sistema inteligente que reduziu de forma significativa os episódios de turbulência severa em sua rede de voos internacionais.

Para isso, a Emirates trabalha com um sistema que integra diferentes ferramentas. Uma delas é fruto de uma parceria com a SkyPath que, junto da companhia, usa aprendizado de máquina para identificar áreas de turbulência que poderiam passar despercebidas pelos métodos tradicionais, incluindo as chamadas turbulências de céu claro

Enquanto isso, o Lido mPilot trabalha com dados meteorológicos de alta precisão e previsões detalhadas sobre convecção e formação de gelo, ajudando pilotos a tomar decisões com maior consciência situacional.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Previsão de turbulências

Na sequência, o programa IATA Turbulence Aware permite que a companhia passe a compartilhar e receber dados de turbulências e condições meteorológicas obtidas por outras empresas, criando uma verdadeira rede global de monitoramento.

O novo sistema vem ajudando a companhia a reduzir os incidentes com turbulências (Alan/Pixabay)

Claro, o sistema não permite eliminar completamente as turbulências dos voos, mas a Emirates afirma ter notado uma redução importante nas ocorrências do fenômeno no último ano, proporcionando uma experiência mais confortável durante as viagens.

“Reconhecemos que a turbulência continua um desafio constante que não pode ser completamente eliminado, mas estamos comprometidos em fazer tudo o que for possível para minimizar os encontros inesperados com turbulência severa, trabalhando com parceiros que compartilham nossa visão de usar tecnologias avançadas e adotar inteligência artificial para aprimorar as operações”, declarou Hassan Alhammadi, Vice-Presidente Sênior da Divisão de Operações de Voo da Emirates.  

Leia também:

Vídeo: Hidrogênio é o combustível do futuro? Entenda essa história

Leia a matéria no Canaltech.