Em uma visita à fábrica da Midea em Manaus, a equipe do Canaltech teve a oportunidade de acompanhar de perto o ciclo de produção de ar-condicionados.
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O grande destaque foi o novo aparelho com inteligência artificial (IA), a mais recente aposta da companhia em inovação. Mas, você sabe como esses aparelhos são fabricados?
A unidade no Polo Industrial de Manaus tem mais de 38 mil metros quadrados, 14 linhas de produção e cerca de 750 colaboradores.
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Embora alguns componentes cheguem da China, a montagem final dos produtos ocorre totalmente no local. A planta se destaca como a maior do grupo no Brasil e é especializada na fabricação de ar-condicionados residenciais e de janela.

Produção de ar-condicionado
A reportagem percorreu as linhas de produção distribuídas em três prédios, que se dividem entre espaços para a fabricação, estoque, armazenamento e áreas para os funcionários.
O processo de fabricação se destaca pelas tecnologias empregadas envolvendo a criação de peças como evaporadores, condensadores, compressores e válvulas de expansão.
As linhas de produção contam com tecnologia robótica, principalmente em tarefas de soldagem e montagem. Tubos de cobre, cabos e fios elétricos também são produzidos no local.
Após a montagem, os aparelhos passam por um rigoroso processo de verificação e testes.
Isso inclui checagens de vazamento, eficiência energética e capacidade de refrigeração, além de testes de segurança elétrica, garantindo a qualidade final do produto.
O controle de qualidade é minucioso e abrange diversas fases. Nas cabines de teste, as condensadoras são verificadas para garantir a ausência de vazamentos, inclusive no aletado.
Esse componente, composto por finas placas metálicas dispostas ao redor de tubos, tem a função de aumentar a área de contato para a troca de calor, assegurando a qualidade e o desempenho do produto.

Além disso, a empresa utiliza um sistema que monitora e rastreia cada produto na linha de produção, com vários pontos de monitoramento para garantir a qualidade em todas as etapas, incluindo a carga precisa de gás refrigerante.
Segundo a marca, a checagem minuciosa previne defeitos e assegura que o aparelho funcione conforme o esperado.
Essa atenção é crucial para que, ao sair da fábrica, o produto chegue à casa do consumidor com a máxima qualidade, segurança e desempenho.

Mercado de ar-condicionado e a importância da inovação
O mercado brasileiro de ar-condicionado está em forte expansão, impulsionado pelas ondas de calor e pelo aumento do poder de compra.
Durante a visita na fábrica, a Midea apresentou dados de mercado que apontam um crescimento expressivo: a penetração de ar-condicionados nas casas brasileiras subiu de 16,9% para 22% em poucos anos.
A expectativa é que, até 2050, esse número chegue a três em cada cinco residências.
Para a diretora de marketing da marca, Simone Camargo, a penetração de ar-condicionado no Brasil deve continuar crescendo.
“O ar-condicionado ainda não é um item de primeira necessidade para muitos brasileiros, mas o mercado está evoluindo. O consumidor só compra o primeiro ar quando sente muito calor ou muito frio. Com as temperaturas extremas se tornando mais frequentes, essa decisão tende a vir mais rápido tanto para o calor, quanto para o frio”, afirmou.

Inverter do inverter
Esse crescimento, no entanto, traz novos desafios, como a sobrecarga da rede elétrica e a preocupação dos consumidores com o consumo de energia. É nesse cenário que a inteligência artificial (IA) entra como uma solução.
Batizado como “o inverter do inverter”, a nova tecnologia utiliza uma base de dados global para otimizar o desempenho do aparelho, adaptando seu funcionamento para as condições de temperatura e clima do ambiente.
Com essa funcionalidade, a empresa garante uma economia de até 30% de energia, além da economia de 27% que já é proporcionada pela tecnologia inverter.
Para desenvolver o novo produto, a Midea ouviu os consumidores e identificou as principais preocupações dos consumidores em relação ao ar-condicionado.
“A primeira é sempre o consumo de energia. A segunda e a terceira são a limpeza do ar-condicionado (como a limpeza do filtro) e o conforto, que inclui a questão da umidade (muitas pessoas não gostam de ar-condicionado porque o ambiente fica seco) e do direcionamento do vento.
O Air Ecomaster foi desenvolvido para resolver essas preocupações. A inteligência artificial é usada para otimizar o produto e, na nossa linha, estamos comprometidos em implementá-la de forma eficiente”, afirma Simone.
A tecnologia embarcada de IA, que foi validada por testes da SGS, uma empresa internacional de verificação, integra funcionalidades como controle por geolocalização, integração com assistentes de voz (Google, Alexa e Siri) e cenários programáveis pelo aplicativo Midea SmartHome.
Outra novidade é um umidificador inteligente opcional, que se conecta ao ar-condicionado via Wi-Fi para atuar em sincronia.

Sobre a Midea
A Midea é uma marca chinesa que conta com um grande portfólio de eletrodomésticos, reconhecidos por sua qualidade e tecnologia, além do design diferenciado e funcional, tem uma presença marcante no Polo Industrial de Manaus (AM).
A empresa possui uma das maiores fábricas de ar-condicionado da América Latina.
A empresa, que chegou ao Brasil em 2006, tem expandido sua presença no mercado local com operação marcada pela complexidade, ela desempenha um papel significativo na economia e no cenário industrial brasileiro.
Essa operação faz parte do grupo Midea Carrier, uma joint venture entre a chinesa Midea e a americana Carrier, fundada por Willis Carrier, o inventor do ar-condicionado.
A empresa também possui outras unidades em Canoas (RS) e Pouso Alegre (MG).
*A reportagem viajou para Manaus a convite da Midea.
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