Como é o plano da Toyota para recuperação após prejuízo bilionário

Tecnologia

A Toyota quer retomar de pouco a pouco a produção nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, ambas no interior paulista, que seguem paradas desde o temporal que atingiu a unidade de Porto Feliz (SP). Por ora, somente o Corolla Cross e Corolla sedan devem voltar a ser fabricados em versões híbridas com motores importados do Japão, enquanto a fábrica de Porto Feliz segue inativa.

Até agora, os funcionários da montadora estimam que 90% das instalações foram destruídas pela tempestade. O Sindicato dos Metalúrgicos de Itu atende a região de Porto Feliz, e estima que o temporal devastou a parte estrutural da fábrica a ponto de exigir a reconstrução da estrutura.

Ainda segundo o sindicato, a previsão é que a produção volte a operar plenamente apenas em 2026, após um planejamento de retomada em etapas. 


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Retomada na fábrica da Toyota

Inaugurada em 2016, a unidade de Porto Feliz exigiu investimento de R$ 580 milhões e tinha capacidade para produzir 170 mil motores por ano. Além disso, recebeu posteriormente mais R$ 600 milhões para fabricar o motor 2.0 Dynamic Force, alimentado por biocombustível e usado atualmente no Corolla

A fábrica de motores em Porto Feliz foi devastada pela tempestade (Defesa civil/Reprodução)

No ano que vem, a Toyota vai precisar importar o motor das outras fábricas para produzir suas versões convencionais. Claro, a linha de produção dos motores está coberta por seguro, e a indenização deve ser suficiente para arcar com os custos da reconstrução da fábrica

Para isso, é preciso comunicar oficialmente a ocorrência do incidente à seguradora, que depois pode solicitar laudos para confirmar o que aconteceu. Depois, a seguradora aciona uma empresa especializada em regulação de acidentes. 

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