A One UI é a interface dos celulares da linha Samsung Galaxy com base no Android. A primeira versão, lançada em 2018 e distribuída no ano seguinte, rompeu com muitos padrões visuais da empresa na época e ajudou a melhorar a navegação nos aparelhos.
- O que é One UI? Conheça o ‘Android para celulares da Samsung’
- Quais celulares devem receber a One UI 8? Veja se o seu está na lista
A seguir, o Canaltech relembra a primeira versão da interface de maior sucesso da Samsung:
- Quais foram as mudanças visuais da primeira One UI?
- Quais foram os recursos exclusivos?
- O que a Samsung tentou antes disso?
Quais foram as mudanças visuais da primeira One UI?
A primeira versão da One UI conta com recursos visuais ainda encontrados nas gerações mais novas. A interface foca em muitos blocos e formas retangulares com bordas arredondadas para chamar a atenção do usuário e concentrar a atenção nos pontos mais importantes.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Na época, a grande proposta da Samsung era facilitar a experiência nos celulares usando apenas uma mão — um fator importante no contexto da época, em que as telas ficavam maiores. A empresa então focou em deixar os principais comandos e alertas na parte inferior da tela para facilitar o acesso rápido.
A One UI marcou a chegada do modo escuro nativo aos celulares da Samsung, uma pedida de longa data da comunidade. A fabricante sul-coreana levou o recurso para a UI e o Android adotou a opção somente no ano seguinte.

Quais foram os recursos exclusivos?
A primeira versão da One UI trouxe melhorias na assistente Bixby, reformulou aplicativos nativos da interface e introduziu novos gestos de navegação no celular. Pela primeira vez, a interface da Samsung também lançou ferramentas nativas para editar prints da tela antes de salvá-los.
O principal destaque foi o tema escuro, principalmente por aplicá-lo em todas as telas do sistema.

O que a Samsung tentou antes disso?
A One UI foi um grande acerto da Samsung para colocá-la entre as principais fabricantes que usam Android, além de corrigir problemas recorrentes das interfaces antigas.
A empresa começou a usar a interface TouchWiz em 2009, antes mesmo de aderir ao Android. A UI era muito criticada por problemas de performance e por trazer muitos aplicativos nativos que não podiam ser desinstalados, o que resultou no fim do serviço em 2016.
No ano seguinte, a empresa trouxe a Samsung Experience, que serviu como uma “ponte” entre a TouchWiz e o novo padrão visual da One UI. A interface foi usada por dois anos até ser substituída pela interface principal, lançada com base no Android 9 Pie.
Leia também:
- Material 3 Expressive: como o Android mudou nos últimos dez anos?
- Como o Android evoluiu a cada versão | Todas as gerações
- O que é Android?
VÍDEO: Apple e Samsung estão com problemas de inovação ou os smartphones que mudaram?
Leia a matéria no Canaltech.