Como funciona o Doubao, um dos apps de IA mais populares da China?

Tecnologia

O Doubao é um assistente de IA chinês feito pela ByteDance, a mesma proprietária do TikTok. O app se tornou muito popular no país asiático nos últimos meses e até ultrapassou o DeepSeek em usuários, de acordo com o jornal South China Morning Post.

Dados da plataforma QuestMobile indicam que o Doubao atingiu 157 milhões de usuários ativos mensais em agosto (alta de 6,6% em relação a junho), liderando o setor dos aplicativos de IA generativa. O rival DeepSeek perdeu usuários e ficou na casa dos 143 milhões no mesmo período.

Como o Doubao funciona?

O Doubao opera no mesmo molde de outros chatbots de IA do mercado, como ChatGPT, Gemini e o próprio DeepSeek. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O app conta com funções para criar ou resumir textos, fazer pesquisas aprofundadas na web, gerar um podcast feito com inteligência artificial e atender a pedidos mais complexos com um sistema de “raciocínio”. Em maio deste ano, a ByteDance ainda liberou um recurso de chamada de vídeo para conversar em tempo real com o bot.

A interface simples do app e a distribuição pela ByteDance podem ajudar a explicar o sucesso na China. Além disso, a empresa negocia com fabricantes de carros para integrar a IA nos veículos vendidos no país.

Interface do Doubao em mandarim (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Posso usar o Doubao fora da China?

O Doubao pode ser acessado fora da China pelo navegador, mas apenas em mandarim (doubao.com/chat/). Porém, é possível usar a Cici, versão internacional do chatbot de IA oferecida em diferentes idiomas e com mais de 50 milhões de downloads no Android. 

A ByteDance tem uma estratégia parecida com o TikTok: o Douyin é a versão que roda na China, atendendo a todas as leis do país, enquanto o TikTok é a versão liberada em outros países. 

O app da Cici está disponível gratuitamente na Google Play Store e na App Store (Android | iOS). 

Leia também:

VÍDEO: DeepSeek RESUMIDO (entenda por que ele causou tanto impacto no início de 2025 nas empresas TECH)

Leia a matéria no Canaltech.