Como o OpenClaw funciona? Veja 7 usos do ex-Clawdbot

Tecnologia

O OpenClaw, antes conhecido como Clawdbot e Moltbot, é um agente de inteligência artificial que roda localmente no computador. Ele executa tarefas de forma autônoma, como responder mensagens, organizar compromissos, analisar dados ou controlar dispositivos, de acordo com o nível de acesso e permissões liberadas pelo usuário.

Como o OpenClaw funciona?

O OpenClaw é um agente de IA que roda no seu computador. Ele funciona como um centro de comando, pois conecta todos os seus aplicativos de mensagem e ferramentas em um só lugar e decide para qual “agente” enviar cada tarefa. Por exemplo, ele pode responder mensagens, organizar sua agenda ou automatizar tarefas repetitivas.

Além disso, você pode personalizar o que ele pode fazer. Ele pode ter acesso total ao seu sistema ou apenas executar tarefas limitadas, dependendo da sua configuração. Com isso, o OpenClaw consegue ajudar tanto em atividades simples do dia a dia quanto em tarefas mais complexas, como programação, análise de dados e controle da casa inteligente.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

7 usos do OpenClaw

  1. Automação de tarefas pessoais e profissionais
  2. Desenvolvimento e programação de software
  3. Análise de dados e monitoramento online
  4. Gerenciamento de conteúdo e mídias sociais
  5. Casa inteligente e controle de dispositivos
  6. Operações de criptomoedas e blockchain
  7. Segurança e administração do sistema

1. Automação de tarefas pessoais e profissionais

O OpenClaw tem integração com e-mails, calendários e agendas para criar lembretes, executar check-ins automáticos, organizar compromissos e extrair informações de documentos, planilhas ou PDFs.

Ele também atua de forma proativa e consegue conectar informações de diferentes canais para gerar informações úteis, como lembretes de consultas médicas ou instruções para pedidos de reembolso.

2. Desenvolvimento e programação de software

Para desenvolvedores, o OpenClaw pode escrever, depurar, refatorar e revisar códigos. Ele consegue executar testes automatizados, capturar erros via webhooks e abrir pull requests no GitHub.

Além disso, a plataforma permite criar novas skills ou ferramentas sob demanda, como CLIs personalizadas para tarefas específicas, o que amplia a capacidade de automação e simplifica os processos complexos de programação.

3. Análise de dados e monitoramento online

O OpenClaw coleta dados de mercados financeiros, tendências em redes sociais e conteúdo online, transformando informações brutas em relatórios. Ele consegue resumir vídeos do YouTube, analisar tweets e monitorar sites para extrair dados estruturados.

Por meio de controle de navegador e skills especializadas, é possível acompanhar cotações, tendências de mercado, tópicos populares ou conteúdos relevantes sem precisar navegar manualmente em diferentes plataformas.

OpenClaw
O OpenClaw é um agente de IA, que consegue realizar tarefas de forma autônoma. (Imagem: Viviane França/Canaltech)

4. Gerenciamento de conteúdo e mídias sociais

Os criadores e gestores podem usar o OpenClaw para publicar posts automaticamente, interagir com redes sociais e monitorar engajamento. Ele tem integração com WordPress, LinkedIn, Moltbook e outras plataformas, o que permite programar postagens e analisar métricas.

Ademais, ele pode gerar relatórios resumidos de vídeos populares ou conteúdos virais, mantendo o usuário atualizado sobre tendências para facilitar decisões estratégicas de conteúdo.

5. Casa inteligente e controle de dispositivos

O OpenClaw consegue centralizar o controle de dispositivos domésticos. Ele interage com plataformas como Home Assistant para ajustar luzes, cenas, purificadores de ar e outros aparelhos conforme regras definidas pelo usuário.

É possível criar skills personalizadas para registrar fotos automáticas, monitorar qualidade do ar ou executar ações baseadas em sensores.

6. Operações de criptomoedas e blockchain

Para quem atua com cripto, o OpenClaw realiza trading automatizado, gestão de portfólio e análise de padrões de mercado, além de interagir com blockchains, gerenciar carteiras e implantar contratos inteligentes.

Com as skills, como Binance Pro e Crypto Self-Learning, ele registra transações, avalia riscos e ajusta estratégias de negociação automaticamente. 

7. Segurança e administração do sistema

O OpenClaw oferece ferramentas para proteger e gerenciar sua própria instalação, incluindo verificação de skills antes da instalação, prevenção de injeção de prompts maliciosos e backups completos da instância.

Ele ajuda a monitorar o workspace para que comandos não autorizados não sejam executados e também pode criar snapshots para recuperação rápida com foco em garantir a segurança, estabilidade e controle do sistema.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: GibberLink: A nova linguagem secreta das IAs e dos robôs que (não) pode ser entendida pelos humanos

Leia a matéria no Canaltech.