
Mais um ano está chegando ao fim, o que significa que as compras de Natal já estão a todo vapor. Mas esse momento do ano chega com um alerta voltado para o aumento de golpes digitais no e-commerce.
- Natal do crime: novo malware SantaStealer rouba navegadores e criptomoedas
- Agências dos EUA e Europa recomendam desligar Wi-Fi ao sair de casa; entenda
Segundo um levantamento da plataforma SOS Golpe, quase metade das denúncias registradas em 2025 possuem relação com compras fraudulentas pela internet, um cenário que gera maior preocupação em datas de alta demanda, como o que vimos na Black Friday e, agora, nas festividades de fim de ano.
Outro dado preocupante é que mais de 40 milhões de brasileiros já tiveram algum tipo de prejuízo financeiro por causa de crimes digitais, de acordo com um estudo do Data Senado.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Aumento de fraudes digitais no fim do ano
Considerando que dezembro costuma ser um mês movimentado para transações online, já que muita gente aposta na comodidade do e-commerce para comprar presentes para os entes queridos, passagens aéreas para viagens e outros tipos de aquisições voltadas para o período festivo, a ação de criminosos que se aproveitam do volume de promoções e oportunidades do mercado também se intensifica.

Diante desse cenário, é comum encontrarmos casos de promoções falsas, links maliciosos enviados por e-mail, lojas de redes sociais que não existem ou páginas fraudulentas que imitam grandes varejistas para enganar os usuários.
Tudo isso para roubar informações sensíveis das vítimas, como dados bancários e outros registros de identidade a partir da disseminação de softwares maliciosos que infectam os dispositivos dos alvos.
Como se proteger para evitar golpes online
Em meio a tantas ameaças digitais em períodos sazonais, como o Natal, manter a atenção redobrada na hora de fazer compras online é fundamental para não se tornar uma vítima de golpes. Logo, saber como se proteger na web é o primeiro passo para tomar ações preventivas, mantendo a integridade das suas informações pessoais intactas. Veja a seguir como fazer isso com dicas efetivas.
Use Autenticação Multifator (MFA)
Uma das medidas mais recomendadas por especialistas para evitar cair em armadilhas no ambiente digital é ativar a Autenticação Multifator (MFA), um método de segurança que exige dois ou mais sistemas de verificação para que o acesso a uma conta seja permitido.
Geralmente, a autenticação une três pilares: algo que você sabe (senha), algo que você tem (celular, token) ou algo que você é (biometria). Dessa maneira, é possível impedir que acessos não autorizados ocorram, mesmo que sua senha seja roubada em um ataque, por exemplo. Afinal, sem o código de verificação em mãos, o criminoso não vai conseguir invadir suas contas.

Aposte na biometria
Utilizada por 82% dos brasileiros, segundo pesquisa da NordVPN, a biometria se tornou uma prática bastante útil na hora de barrar ataques digitais. A tecnologia aumenta a proteção de contas usando a identificação de pessoas por meio de características físicas ou comportamentais, como impressões digitais e reconhecimento facial.
Essa prática é usada até mesmo para desbloquear celulares e aplicativos sensíveis, como os bancários, protegendo o usuário de eventuais fraudes no universo online.
Priorize conexões de confiança
Um dos maiores pontos de atenção na hora das compras de fim de ano é o uso de redes Wi-Fi públicas em shoppings, aeroportos, hotéis e restaurantes. Isso porque conexões abertas ou pouco protegidas podem abrir espaço para que criminosos roubem dados alheios, principalmente se a pessoa acessar aplicativos bancários ou outros registros sensíveis.
Por isso, a recomendação é sempre usar a própria rede móvel quando se está em público, evitando acessar contas confidenciais em redes abertas. Além disso, vale desativar a conexão automática de Wi-Fi quando se está fora de casa.

Use um gerenciador de senhas
Além de apostar em senhas mais seguras, com combinações de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, vale usar um gerenciador de credenciais para manter a integridade das suas contas na web.
Isso porque um gerenciador armazena seus logins de maneira criptografada a partir de uma chave única, facilitando a vida do usuário e impedindo que criminosos consigam violar seus perfis online.
Desconfie sempre
A regra de ouro na hora de fazer compras online é sempre desconfiar. Viu alguma promoção que parece boa demais para ser verdade? É bem provável que ela seja mesmo, então vale prestar a atenção no endereço do site que você está acessando, pesquisar o nome da loja para ver se ela realmente existe e observar erros de português, visuais amadores ou URLs que parecem estranhas.
Vale lembrar também a importância de nunca clicar em links de fontes não confiáveis, verificar os canais oficiais da empresa e jamais fornecer dados pessoais na internet, como senhas bancárias ou de contas com dados sigilosos.
Leia também:
- Parece original, mas é golpe: novo trojan transforma apps famosos em espiões
- Google desiste de monitorar a Dark Web e vai apagar dados em fevereiro
- Nova campanha de phishing espalha infostealer por arquivos ISO em e-mails
Leia a matéria no Canaltech.

