
Você pode ver o catálogo de produtos do WhatsApp em chats com empresas que usam o WhatsApp Business pelo aplicativo para Android e iPhone ou pelo WhatsApp Web. Para visualizar a lista de produtos ou serviços disponíveis, basta acessar uma conversa com uma conta comercial e tocar na opção “Catálogo”.
O catálogo do WhatsApp tem objetivo de ser uma vitrine virtual para as empresas, apresentando itens com fotos, descrições e preços organizadamente. Isso simplifica a navegação dos clientes, a escolha de produtos ou serviços e agiliza o processo de compra.
A seguir, saiba o passo a passo para visitar um catálogo de produtos do WhatsApp.
Índice
Como ver o catálogo de uma loja no WhatsApp pelo celular
1. Acesse a conversa com a empresa no WhatsApp
Abra o WhatsApp no seu celular e acesse o bate-papo com a empresa que você deseja ver o catálogo de produtos.
Importante: este guia serve tanto para usuários de Android quanto para donos de iPhone. Embora o layout seja diferente, o caminho será o mesmo nas duas versões do aplicativo de mensagens.

2. Toque no ícone de loja do WhatsApp
Caso a conta comercial tenha um catálogo de produtos no WhatsApp, um ícone de loja será exibido no canto superior direito da tela. Então, toque nele para ver os itens disponíveis para compra.

3. Explore o catálogo da empresa no WhatsApp
Navegue pela loja do WhatsApp para ver todos os serviços ou produtos disponibilizados pela empresa.

4. Adicione os produtos ou serviços ao carrinho da loja
Em alguns casos, a empresa possibilita fazer a compra diretamente pelo aplicativo WhatsApp. Para isso, toque no botão “+” ao lado do item desejado para adicioná-lo ao carrinho e, em seguida, toque em “Mostrar Pedido”.

5. Conclua a compra do item pelo WhatsApp
Na tela “Seu pedido”, verifique as informações da compra e toque em “Enviar pedido”. Depois, siga as instruções para realizar o pagamento e obter o produtor ou serviço.

Como ver o catálogo de uma loja no WhatsApp pelo PC
1. Abra a conversa com a empresa no WhatsApp
Use o navegador para acessar web.whatsapp.com e, se necessário, faça login na sua conta. Então, abra a conversa com a empresa que você deseja acessar o catálogo do WhatsApp Business.

2. Clique no ícone de loja para abrir o catálogo
Se a empresa tiver um catálogo disponível no WhatsApp, um ícone de loja aparece no canto superior direito da tela do chat. Então, clique nele para abrir o catálogo de produtos ou serviços ofertados.

3. Conheça o catálogo da empresa
Na janela na parte direita da tela, explore os produtos ou serviços cadastrados pela empresa no WhatsApp.

4. Adicione itens ao carrinho do WhatsApp
Algumas empresas oferecem a opção de compra direta pelo WhatsApp. Nesses casos, clique no botão “+” ao lado do produto ou serviço que você deseja adquirir e, em seguida, clique no ícone de carrinho no canto superior direito da tela.

5. Finalize a compra pelo WhatsApp
Na tela “Seu Pedido”, revise as informações da sua compra. Se estiver tudo certo, clique em “Enviar pedido” e siga as instruções para concluir a aquisição do produto ou serviço.

Consigo acessar o catálogo de uma loja no WhatsApp via link?
Sim, a empresa consegue gerar um link de catálogo do WhatsApp para o acesso direto à loja no aplicativo de mensagens. Depois, a conta comercial pode compartilhar o link diretamente em conversas individuais ou em grupos e no Status.
Também há opção de criar links para o compartilhamento externo em outras plataformas, como redes sociais, sites e e-mail. Tudo isso simplifica a navegação do cliente e o acesso direto aos produtos e serviços disponíveis.
Por que não consigo ver o catálogo da loja no WhatsApp?
Há alguns cenários nos quais você não consegue ver o catálogo da loja no WhatsApp. Os mais comuns são:
- A loja não usa o WhatsApp Business: a funcionalidade de catálogo é exclusiva da versão WhatsApp Business, mas a loja pode estar usando a versão para contas pessoais do aplicativo;
- A loja ainda não criou o catálogo: o negócio pode não ter finalizado a etapa de criar catálogo do WhatsApp Business ou não ter adicionado itens;
- Itens ocultos ou excluídos: a empresa pode ter ocultado produtos específicos ou os itens podem ter sido excluídos do catálogo virtual;
- Catálogo em processo de análise: novos catálogos ou itens adicionados estão sob análise do WhatsApp, o que pode levar um breve período antes de ficarem visíveis para o público;
- Produtos rejeitados por violação de regras: os itens adicionados pela loja foram reprovados por não cumprirem as Políticas Comerciais do WhatsApp e, por isso, não são exibidos no catálogo;
- Conta do WhatsApp bloqueada: se a loja bloqueou seu número do WhatsApp, não será possível ver as informações do perfil business, incluindo o catálogo;
- Problemas de conexão com a internet: uma conexão fraca ou instável pode impedir que o catálogo carregue corretamente. Tente se conectar a uma rede Wi-Fi robusta ou com sinal de dados móveis mais forte;
- Aplicativo desatualizado: o aplicativo instalado no celular pode precisar ser atualizado para a versão mais recente para que todos os recursos funcionem como esperado. Acesse a App Store do iPhone ou a Play Store do Android para obter a atualização.
Posso deixar de ver o catálogo da loja no WhatsApp?
Não dá para ocultar o catálogo de uma loja no WhatsApp quando a pessoa é um cliente, pois a vitrine digital é uma funcionalidade padrão de contas comerciais. Mesmo bloqueando o contato da loja, o catálogo permanecerá visível ao acessar o perfil.
Contudo, a empresa que gerencia a conta via WhatsApp Business tem controle total para ocultar individualmente os itens do catálogo ou simplesmente desativar a ferramenta. Assim, os produtos ou serviços não serão mais acessíveis a todos os clientes.