Como verificar a “Assinatura Digital” de um arquivo?

Tecnologia

Você baixou o instalador de um novo programa que deseja ter no computador, mas, nesses tempos desconfiados onde as próprias atualizações dos aplicativos podem trazer malwares, quer ter certeza de que o arquivo realmente é legítimo: como fazer isso?

Uma técnica simples, mas bastante eficaz, é a verificação da Assinatura Digital dos arquivos, o que chamamos de criptografia assimétrica. Neste tutorial, nós do Canaltech vamos ensinar você a checar esse dado em qualquer instalador baixado — e, caso você tenha um conhecimento técnico mais profundo, analisar outras provas da autoria do arquivo em questão.

Método 1: A Verificação Visual

Você baixou o npp.8.8.9.Installer.exe, instalador do Notepad++. Como saber se Don Ho, o desenvolvedor responsável, é realmente o autor do arquivo, ou um hacker? Confira o passo-a-passo logo abaixo:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  1. Clique com o botão direito no arquivo .exe ou .dll;
  2. Selecione “Propriedades”;
  3. Vá na aba “Assinaturas Digitais” (caso ela não exista, o arquivo não é assinado, um sinal de alerta forte);
  4. Selecione a assinatura na lista e clique em “Detalhes”.
A verificação visual é a técnica mais simples para checar a assinatura digital de um arquivo (Imagem: Captura de Tela/Lillian Sibila/Canaltech)
A verificação visual é a técnica mais simples para checar a assinatura digital de um arquivo (Imagem: Captura de Tela/Lillian Sibila/Canaltech)

O que verificar?

  • Nome do Assinante: deve ser a empresa oficial, como Notepad++”. Caso esteja “Unknown” ou outro nome aleatório, delete o arquivo;
  • Status: ele deve informar que “Esta assinatura digital está correta” (em inglês, “This digital signature is ok”);
  • Timestamp: data e hora da assinatura, informando se o arquivo foi assinado na época do lançamento ou ontem.

Método 2: PowerShell, o jeito “hacker”

Caso você tenha um conhecimento técnico mais profundo ou deseja garantir mais ainda a integridade do arquivo, pode usar essa técnica para saber se o instalador está inteiro.

  1. Abra o PowerShell;
  2. Digite o comando Get-AuthenticodeSignature -FilePathC:CaminhoDoArquivo.exe“;
  3. Verifique o resultado: ele deve retornar “Valid” ou “HashMismatch”, provando que o arquivo não foi alterado.
Para ir mais fundo na verificação, use o PowerShell (Imagem: Captura de Tela/Lillian Sibila/Canaltech)
Para ir mais fundo na verificação, use o PowerShell (Imagem: Captura de Tela/Lillian Sibila/Canaltech)

Hash vs. Assinatura: A diferença técnica

Se você realmente, sem sombra de dúvida, quer saber se está tudo certo, pode ir ainda mais fundo.

  1. Abra o cmd via Windows + R;
  2. Use o comando CertUtil -hashfile “C:CaminhoDoArquivo.exe” SHA256;
  3. Compare o código retornado com o código pulbicado no site oficial do desenvolvedor.

Assim, você pode ter certeza da autoria do arquivo e sua integridade, ou seja, saber que ele está inteiro e poderá cumprir sua função como esperado, sem malwares ou partes faltantes.

Uma última maneira de verificar é comparar a assinatura com a fornecida pelo fabricante no site oficial (Imagem: Captura de Tela/Lillian Sibila/Canaltech)
Uma última maneira de verificar é comparar a assinatura com a fornecida pelo fabricante no site oficial (Imagem: Captura de Tela/Lillian Sibila/Canaltech)

Para garantir sua segurança desde a obtenção, sempre baixe instaladores do site oficial da empresa, nunca de terceiros, como Softonic ou Baixaki: por mais que esses sites não tenham intenções maliciosas, só o fato de ter sido subido em outro lugar já abre margem para manipulações e inserção de componentes indesejados.

Caso seu computador mostre “SmartScreen protegeu seu PC” durante a instalação em uma tela azul, leia com atenção: caso o fornecedor informado seja “Desconhecido” ou “Unknown”, não execute e delete o arquivo imediatamente. Sua segurança não vale a praticidade de já usar instalador baixados suspeitos, mesmo que você tenha que gastar algum tempo verificando sua autenticidade.

Leia também:

VÍDEO | Golpe da SELFIE: saiba COMO se proteger!

Leia a matéria no Canaltech.