
Resumo
- O levantamento da Gaudium indica aumento de 4,51% no preço das corridas por aplicativo em dezembro.
- Apps regionais registram aumento de 15,4% no número de corridas.
- Uber e 99 mantêm sigilo sobre dados de corridas e justificam preços dinâmicos como estímulo para motoristas.
As festas de fim de ano e o período natalino levam a um aumento de 4,51% no preço das corridas via aplicativo. É o que mostra um levantamento feito pela empresa de tecnologia Gaudium a pedido do Tecnoblog. Ela é especializada em tecnologia para concorrentes regionais de gigantes como Uber e 99.
Os dados, coletados entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, nos dão pistas do que pode estar se repetindo neste mês. Os clientes se queixam de corridas muito mais caras, com custos às vezes dobrados ou triplicados.
Os números de dezembro
De acordo com a Gaudium, todos os indicadores sobem em dezembro. Os passageiros contratam mais corridas e os motoristas se valem deste período para fazer um dinheiro extra, de modo a “compensar a redução que acontece logo depois”.
Confira as altas detectadas no fim do ano passado, e que tendem a se repetir agora:
- +15,4% mais corridas
- +4,51% no ticket médio das corridas
- +6,65% no gasto mensal do passageiro
- +1,5% no valor por quilômetro rodado
- +2% no valor por minuto
A companhia registrou 23 milhões de corridas no período analisado. Ela fornece a plataforma Machine para apps regionais de transporte e delivery como Urbano Norte, Ubiz Car, Te Levo Mobile e Rota77.
Uber e 99 não explicam aumento

Já as gigantes Uber e 99 mantêm sob sigilo as informações sobre corridas e gastos de passageiros. O Tecnoblog tentou obter estes dados, mas ambas as companhias se limitam a dizer que, nesta época do ano, o preço dinâmico serve de estímulo para que mais profissionais atendam aos passageiros em busca de mobilidade.
A Gaudium diz que não existe uma taxa fixa dizendo quanto da corrida fica com a plataforma e quanto vai para o motorista. “Por exemplo: se uma corrida que normalmente custa R$ 30 passa para R$ 60 durante um período de alta demanda, isso não quer dizer que o motorista receberá o dobro. O aplicativo pode reter uma parte significativa dessa diferença.”
Ainda de acordo com a empresa, esse modelo faz com que passageiros e motoristas não saibam ao certo como o valor está sendo distribuído. “No final, o aumento no preço não representa, necessariamente, uma melhora proporcional na remuneração do motorista.”
Corridas por app ficam 4,51% mais caras em dezembro, aponta levantamento

