CPU ARM da NVIDIA fará estreia em notebook gamer da Alienware em 2026

Tecnologia

Já faz um tempo que sabemos que a NVIDIA trabalha em parceria com a Mediatek em CPUs ARM para Windows. O projeto parece estar atrasado, mas fontes do canal Moore’s Law is Dead de dentro da NVIDIA e de uma parceira OEM afirmam que a espera está prestes a acabar.

Chamados de N1X e N1, esses processadores farão sua estreia no primeiro trimestre de 2026 através de um novo notebook da Alienware de 16 polegadas. Já o lançamento deve acontecer no trimestre seguinte e as fontes do canal afirmam que elas devem chegar também para desktop, marcando a estreia da arquitetura ARM em PCs de mesa.

NVIDIA N1X rivaliza com Ryzen e chip da Apple topos de linha

A parceria entre NVIDIA e Mediatek foi revelada em outubro de 2023, ou seja, há dois anos, mas as empresas já trabalham juntas há mais tempo. Até o momento, nenhuma informação oficial sobre especificações foi divulgada e o que sabemos é, como sempre, baseado em rumores e vazamentos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A nova geração de notebooks Alienware deve marcar a estreia dos chips NVIDIA N1 (Imagem: Diego Corumba/Canaltech)

Em junho, testes feitos no Geekbench revelaram que o chip NVIDIA N1X tem 20 núcleos. Em termos de pontuação, esse SKU tem desempenho próximo do Ryzen AI Max+ 395 e o Apple M4 Max, duas CPUs topo de linha baseados em x86 e ARM, respectivamente.

Em um outro momento, a CPU N1X apareceu novamente no Geekbench, dessa vez revelando a quantidade de Streaming Multiprocessors, que são os grupos de núcleos em GPUs da NVIDIA. Com 48 SMs, a iGPU pode ter mais núcleos do que uma GeForce RTX 5070 Ti, embora isso não reflita necessariamente em desempenho na mesma proporção.

A entrada da NVIDIA no segmento de CPUs ARM para Windows deve dar uma sacudida nesse segmento, que já conta com a presença da Qualcomm com a primeira geração de Snapdragon X, presente somente em notebooks por enquanto. Além disso, apesar de serem x86, o mercado ainda tem a Intel e sua predominância em CPUs para notebooks, e a AMD que vem logo atrás crescendo cada vez mais.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.