CPUs Intel Nova Lake podem consumir mais do que uma RTX 5090

Tecnologia

A próxima geração de processadores da Intel é um refresh do Core Ultra 200 que chega em breve. Somente no fim de 2026 é que a indústria verá a nova arquitetura voltada para PCs de mesa. As CPUs Nova Lake (Core Ultra 400) já tiveram diversos rumores, mas o mais novo deles revela algo com potencial alarmante: um consumo absurdo que pode passar de 700W.

Dois leakers bem conhecidos falam sobre diferentes aspectos da energia dos processadores Nova Lake. Começando pela informação não-oficial que vem de kopite7kimi: os processadores Core Ultra 400K, aqueles destravados para overclock, podem passar de 700W em carga máxima. Ou seja, os SKUs operando com clocks acima do padrão de fábrica, e sob estresse, podem chegar a um consumo maior do que uma GeForce RTX 5090, que tem TDP de 575W.

Outras especificações de energia dos Intel Nova Lake

Questionado se isso aconteceria sem os limites de energia impostos pela Intel (Power Limit/PL), o leaker afirma que sim, mas disse para não esperarmos PL2 baixo. Isso significa que mesmo limitando sua operação, um Core Ultra 400 destravado deve consumir mais do que o normal.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para efeito de comparação, o atual processador mais forte da Intel, o Core Ultra 9 285K, pode chegar perto de 500W com overclock extremo. Esse suposto Nova Lake high-end pode chegar aos 700W com o perfil PL4 de energia. Vale lembrar que o SKU topo de linha, que provavelmente é foco desse rumor, deve chegar com mais de 50 núcleos, algo que ajuda a aumentar o consumo de energia.

O leaker Jaykihn disse ainda que não será possível desativar o thermal throttling dos processadores Nova Lake. Além disso, o sensor pode ir de -64 até 100°C, caso a opção esteja ativada. O sistema de um PC com esses processadores pode ser iniciado usando somente os núcleos de baixo consumo (LP-E cores), ou esses núcleos juntos dos núcleos eficientes, deixando os núcleos de desempenho de lado nesse momento de processamento intenso em qualquer PC.

Os processadores Intel Nova Lake são esperados para o fim de 2026 e devem brigar diretamente contra os Ryzen baseados em Zen 6 da AMD.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.