Em 1996, o desenvolvedor Satoshi Tajiri lançou os jogos Pokémon Red e Pokémon Green, com um conceito que se tornou revolucionário: a captura de diversos monstros carismáticos para colecionar e batalhar.
Baseado na sua experiência de infância, na qual pegava insetos e imaginava eles em confrontos, ele ganhou notoriedade e uma grande fama. Tanto que o nome japonês de Ash (protagonista do anime) é Satoshi.
Porém, o criador da franquia ainda é o grande nome por trás da marca? Ou Pokémon já está fora das mãos de Satoshi Tajiri? Nós do Canaltech vamos esclarecer seu envolvimento atual na série de jogos e como ele lida com os grandes lançamentos para as plataformas Nintendo.
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Tudo começou com Satoshi Tajiri
Ainda que Satoshi Tajiri tenha criado o conceito de Pokémon e desenvolvido os jogos, seu trabalho era restrito a algumas funções. A ideia de capturar, treinar, batalhar e trocar monstros com seus amigos partiu dele, por exemplo.

Ele dirigiu Pokémon Red, Pokémon Green e Pokémon Blue, assim como trabalhou como designer do jogo, do mapa e de cenários. Ou seja, muitas das bases nas quais a franquia se apoiou ao longo dos anos.
Porém, sua atuação “parou” por aí. Não foi ele quem criou o design de Charizard, Mewtwo e outros dos carismáticos monstros de bolso. Esse crédito está nas mãos do ilustrador Ken Sugimori (cofundador da Game Freak).
O desenvolvedor pode até ter criado as ideias para as criaturas, mas você conheceu e se apaixonou pelas ideias que o artista trouxe à vida — através de formas, cores e muita simpatia.

Porém, Sugimori não foi o único que criou o design dos Pokémon na 1ª Geração. Vários foram concebidos por outros ilustradores como Atsuko Nishida (que foi a pessoa que desenhou o Pikachu e Eevee, ela continua na franquia até hoje) e Koji Nishino, integrantes da Game Freak.
Enquanto isso, Satoshi Tajiri tinha dificuldades para tirar seu projeto do papel. A Game Freak se tornou um estúdio de desenvolvimento apenas em 1989, antes disso era uma revista japonesa que falava sobre jogos, com detonados e dicas.
Mesmo com uma equipe completa, a inexperiência e o peso da franquia Pokémon eram grandes demais para eles. Por causa disso, a Nintendo ofereceu apoio através de Shigeru Miyamoto (pai de Mario e The Legend of Zelda), que ajudou o estúdio a concluir o seu desenvolvimento.
Com seu lançamento em 1996, os títulos se tornaram uma grande febre. Não demorou muito para surgir um ecossistema de produtos ao seu redor, com Trading Card Game, animação, brinquedos e tudo o que se possa imaginar.
Assim, era comum ver o nome de Satoshi Tajiri creditado em todos os principais materiais dos jogos Pokémon. A popularidade do anime também ajudou a expandir isso, com seu nome sendo repetido por décadas (até 2023, vale lembrar).
Pokémon virou um projeto colossal
Depois do grande sucesso de Pokémon Red e Pokémon Green, o desenvolvedor reforçou a equipe para trabalharem em novos projetos. Assim nasceu Pokémon Yellow, inspirado na animação.

No entanto, a Game Freak e a Nintendo queriam uma sequência para consolidar Pokémon como uma franquia. Assim, Satoshi Tajiri começou a trabalhar em Gold & Silver — lançado em 1999 para o Game Boy Color.
Ele permaneceu no papel de liderança da equipe de desenvolvimento, com participação ativa em todas as etapas de sua produção. Mais uma vez, não foi ele quem desenhou e criou o design dos personagens e criaturas, mas a ideia de revisitar Kanto, novas mecânicas e recursos saíram de sua cabeça.
Deste modo, ele se afastou um pouco de funções que ocupava anteriormente: em Pokémon Gold e Silver, por exemplo, Satoshi Tajiri não era mais designer de mapas e cenários — com este papel sendo atribuído a outros membros da Game Freak.
Em paralelo, é preciso mencionar o nome de Junichi Masuda. O compositor e desenvolvedor trabalhou na programação dos jogos originais, com uma promoção para subdiretor e designer em Pokémon Gold e Silver.
Pelo seu trabalho em outros projetos e grande conhecimento obtido com o “mestre” Satoshi Tajiri, Masuda foi promovido a diretor da franquia pela primeira vez em Crystal (2000). O desenvolvedor original supervisionou o projeto, mas a condução pela primeira vez saiu de suas mãos.
A Era Masuda
Ainda que Junichi Masuda tenha se tornado o diretor em jogos como Pokémon Crystal, Ruby, Sapphire, Emerald e diversos outros, Satoshi Tajiri assumiu a posição de diretor executivo destes e de outros games.

Ou seja, mesmo que a condução tenha passado para outro profissional, ele participava das discussões e grandes decisões que fizeram parte da franquia. Ele só “desceu do degrau” (e de forma limitada) no desenvolvimento dos remakes Pokémon FireRed & LeafGreen e em Pokémon HeartGold & SoulSilver.
A partir disso, Satoshi Tajiri pôde garantir que essas recriações mantivessem o espírito dos jogos originais — mesmo em plataformas diferentes daquelas que foram concebidos. Porém, os demais projetos de Pokémon só passavam pelas suas mãos para aprovação de ideias e na tomada de decisões.
A “Era GBA” e o início da “Era DS” teve Kenichi Masuda como o grande responsável pela condução geral da obra — ao lado dos executivos da The Pokémon Company, obviamente. Porém, o destino reservou voos mais altos para o programador.
Ao seguir os passos de Satoshi Tajiri, Masuda dirigiu duas gerações inteiras de Pokémon e, com Pokémon Platinum, passou o manto para outro profissional: Takeshi Kawachimaru.
Os dois diretores anteriores passaram a atuar como produtores da franquia. Enquanto Tajiri atendia como produtor executivo, Junichi Masuda garantiu seu lugar como produtor dos jogos e um dos maiores nomes da franquia Pokémon a partir daquele ponto.
A partir de 2022, Masuda se juntou a Satoshi Tajiri como supervisor dos principais jogos. Ele é creditado assim em 2 projetos recentes: Pokémon Legends Arceus e Pokémon Scarlet & Violet. No entanto, seu nome não é creditado em Pokémon Legends Z-A (2025).

Além de Satoshi Tajiri
A franquia Pokémon passou pelas mãos de muitas pessoas além de Satoshi Tajiri. Da “Era DS” até os dias atuais, nomes como Shigeru Ohmori, Kazumasa Iwao e Kensaku Nabana adicionaram várias ideias aos jogos e se tornaram muito relevantes dentro de seu desenvolvimento.
E onde foi parar o criador dos monstrinhos de bolso no meio disso? Continua como produtor executivo, com participação em decisões e em discussões sobre os rumores que os games vão tomar. Ele é creditado até Pokémon Legends Z-A, o que ressalta sua importância ao longo dos anos.
Porém, apesar de ter concebido os conceitos que se tornaram icônicos e marcaram gerações, Satoshi Tajiri hoje ocupa uma posição fora da programação e desenvolvimento principal dos jogos Pokémon. O peso e impacto de suas opiniões é incerto, mesmo com a sua relevância.

É claro que o seu nome é grandioso, mas não é o único responsável pelo grandioso sucesso que a franquia faz. Junichi Masuda expandiu muito daquilo que ele criou, com uma participação mais longeva do que seu antecessor.
Isso sem mencionar que parte do carisma de Pokémon é relacionado ao design dos monstros, os quais não foram desenhados por Satoshi Tajiri. Isso é uma conquista de Ken Sugimori, Atsuko Nishida e outros artistas que estiveram envolvidos na franquia por décadas.
Mesmo que ele permaneça com alta estima entre desenvolvedores e fãs, com ideias que mudaram a forma como o público interagiu com os consoles Nintendo, os créditos por Pokémon ter se tornado um colosso nesses últimos 30 anos na verdade pertence a vários nomes.
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