CRM Zummit debate o futuro da tecnologia em vendas e experiência do cliente

Tecnologia

Florianópolis sedia nesta quinta (16) e sexta-feira (17) o CRM Zummit, principal evento de Vendas e CRM da América Latina. O encontro reúne mais de mil profissionais para debater como a tecnologia, especialmente a Inteligência Artificial, está transformando a relação entre empresas e consumidores.

O Canaltech acompanha presencialmente o evento a convite da Zoho Brasil.

CRM no centro de todas as operações

A abertura do evento ficou a cargo de Vijay Sundaram, Chief Strategy Officer (CSO) da Zoho. Para desmistificar a sigla CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), Sundaram apresentou uma linha do tempo da tecnologia. O que começou como simples agendas de contatos digitais evoluiu para ferramentas de automação da força de vendas e, hoje, se tornou um sistema complexo que integra chats, agentes de IA e se conecta a todos os processos de uma companhia.


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O ponto central da apresentação foi que o CRM deixou de ser uma ferramenta exclusiva de vendas para se tornar o sistema que coordena e orquestra todas as operações de uma empresa. Para o consumidor final, isso se traduz na experiência.

Ele usou como exemplo uma plataforma de delivery de comida, que precisa gerenciar a comunicação entre o cliente que faz o pedido, o restaurante que o prepara e o entregador que o transporta, garantindo que todo o processo, incluindo o pagamento, ocorra sem falhas. A mesma lógica se aplica em operações mais complexas, como os projetos de uma construtora, onde o CRM gerencia processos não-lineares e paralelos.

Palco do CRM Zummit com a logo no fundo e o CSO da Zoho em abertura do evento
Sundaram brinca com o público brasileiro ao dizer que as soluções de CRM da Zoho fazem uma coordenação melhor de elementos do que o técnico atual da seleção de futebol masculino do país (Foto: Pedro Malamam / Pug’n’play)

Segundo o executivo, a tecnologia CRM hoje atua como um hub que conecta áreas como marketing, vendas, finanças, atendimento ao cliente, logística e até o desenvolvimento de produtos.

“O objetivo do CRM é coordenar todas as coisas e uni-las. É assim que nós enxergamos o papel do CRM na Zoho”, afirmou Sundaram.

A visão é da Zoho, multinacional indiana de tecnologia e organizadora do evento. Com um portfólio de mais de 55 aplicativos e 18 mil funcionários, a empresa é uma das maiores do mundo no setor de software B2B e tem em Florianópolis sua sede exclusiva no Brasil.

CRM Zummit 2025

Além de Sundaram, o CRM Zummit conta com mais de 60 palestrantes em seis trilhas de conteúdo simultâneas. Entre os destaques estão nomes como Tânia Cosentino, ex-presidente da Microsoft Brasil; Artur Borges, head de negócios do Google; Donna Weber, autora e referência global em experiência do cliente; e Aaron Ross, autor do best-seller “Receita Previsível”. O evento também tem a presença confirmada de executivos de empresas como IBM, Zoom, EBANX e Nuvemshop.

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