PlayStation 5 usado vale a pena? 5 cuidados ao comprar o videogame

Tecnologia

O PlayStation 5 é o videogame topo de linha da Sony, mas isso não impede alguém de se desapontar com ele e buscar outras opções no mercado. Seja para trocar de plataforma ou até ter um pouco de dinheiro para pagar os boletos, não é incomum ver ele aqui ou ali em sites de vendas de usados.

Porém, mesmo com um preço muito convidativo, tome cuidado: nem tudo que reluz é ouro. Há uma série de pontos que merecem sua atenção antes de comprar um PlayStation 5 usado — afinal de contas, mesmo em conta, não é tão barato assim ter um destes em suas mãos.

Para te ajudar neste momento, hoje o Canaltech lista 5 cuidados antes de um PlayStation 5 usado. Anote e saiba o que fazer para investir seu suado dinheiro com sabedoria.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

5. Cada detalhe do PlayStation 5 importa

Antes de comprar um PlayStation 5, certifique-se de cada mísero detalhe sobre a versão que a outra pessoa está vendendo nas plataformas. Quando dizemos isso, deve reparar na quantidade de armazenamento, se possui ou não leitor de disco, se acompanha suporte vertical e outras informações importantes.

Também é vital saber qual edição está comprando. Os primeiros modelos de PS5 Digital, por exemplo, não permitem a inclusão do leitor de disco — caso seja do seu interesse comprar um separadamente depois. Então estude bastante o que deseja e tire todas as suas dúvidas antes de comprá-lo.  

Imagem do PlayStation 5
Se certifique de todos os detalhes sobre a versão e o estado em que está seu PlayStation 5 (Imagem: Canaltech)

4. Qual é o estado dos controles?

O PlayStation 5 tem um defeito muito grande e que não foi corrigido ao longo dos anos: todos os controles DualSense são suscetíveis ao drift, que estraga a jogabilidade e podem te dar bastante dor de cabeça. Antes de comprar o console, certifique-se que o controle que o acompanha não está com o defeito.

O drift é um problema causado com o excesso de uso e uma longa utilização. Quanto mais tempo o vendedor tiver comprado o videogame, maiores são as chances de ver isso — seja na hora que o console chegar em sua casa ou logo depois de algum tempo após comprá-lo. 

Imagem do DualSense
Cuidado com o infame drift do DualSense (Imagem: Divulgação/Sony)

3. PlayStation 5 com conta inclusa pode ser furada

Não é raro encontrar vendedores de PlayStation 5 disponibilizando o console com suas contas inclusas. Seja com 15, 20, 30 ou mais jogos, eles estão espalhados aos montes e muita gente já compra com a vantagem em mente de ter uma vasta biblioteca ao seu dispor. 

Além da ação ir contra as diretrizes do usuário da PlayStation Network, existem ferramentas que permitem ao dono original recuperar seu acesso e bloquear seu uso no videogame. Se confiar muito na pessoa que faz isso, talvez não haja problemas. Porém, quem garante que aquele completo desconhecido não vai te restringir futuramente? 

Imagem dos jogos PS5
PlayStation 5 com 30 ou 40 jogos pode não ser a melhor forma de fechar negócio (Imagem: Divulgação/PlayStation Studios)

2. Compre sempre dentro da plataforma

Seja uma aquisição dentro do Mercado Livre, Enjoei, OLX ou qualquer outra que decida aproveitar o preço do PlayStation 5, não caia no golpe de realizar o pagamento ou negociação fora dos serviços prestados por estas companhias. Elas que vão garantir a sua segurança em qualquer problema que você tiver. 

Elas só liberam o pagamento ao vendedor se você recebeu o produto, o que é uma baita ferramenta útil caso tenha dificuldades de todas as naturezas. Além disso, elas garantem a devolução do dinheiro caso tenha algo de errado. Logo, sair deste ecossistema significa tomar riscos por altas quantias. Será que vale a pena?

Imagem de GTA V
Cuide bem do seu dinheiro para não levar golpe (Imagem: Divulgação/Rockstar)

1. Teste todo o PlayStation 5

Se o PlayStation 5 usado chegou em sua casa, faça questão de fazer um teste completo no aparelho. Não deixe o tempo apresentar o problema para você. Verificar cabos e portas, conexão à rede, conectividade com controle, o próprio controle e a inserção/remoção de discos é fundamental.

Porém, isso não é tudo. Se possível, deixe rodar algum jogo pesado para ver se o videogame está superaquecendo ou se o console gera ruídos de qualquer natureza (do resfriamento aos demais componentes). Também é recomendável deixá-lo ligado por horas, para saber se ele “aguenta o tranco”. 

Imagem do PlayStation 5 Pro
Se certifique que tudo no PlayStation 5 está funcionando adequadamente (Imagem: Gabriel Furlan Batista/Canaltech)

PlayStation 5 usado exige cuidados

O PlayStation 5 é um excelente videogame, mas sempre tome todas as precauções possíveis para não levar para a sua casa o maior e mais pesado peso de papel que a Sony já produziu. Nem todos têm o mesmo carinho e cuidado que nós, então garanta que seu dinheiro será bem gasto neste acordo.

Entre os maiores cuidados que deve ter ao comprar um PS5 usado, os principais são:

  1. Teste todo o PlayStation 5
  2. Compre sempre dentro da plataforma
  3. PlayStation 5 com conta inclusa pode ser furada
  4. Qual é o estado de seus controles?
  5. Cada detalhe do PlayStation 5 importa

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.